Escola Nacional de Formação "José Adelar Nunes" 2015

Manaus, 12 de Março de 2015.

Olá jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular do Brasil!

É com alegria que lhe comunicamos que de 29 de abril a 03 de maio do corrente ano, a Pastoral da Juventude do Meio Popular do Brasil estará reunida na cidade de Fortaleza/CE para a realização da 2ª Edição da Escola Nacional de Formação José Adelar Nunes (ENFOJAN), essa escola vem homenagear o Militante da PJMP “Adelarsão” como era carinhosamente conhecido, o mesmo iniciou sua militância na cidade de Videira, Meio-Oeste de Santa Catarina, na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), da qual sempre fez parte da direção estadual e, durante alguns anos, de instâncias nacionais.

A ENFOJAN tem ainda como objetivo geral de promover a formação integral e sistemática de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), a fim de capacitar e preparar quadros para atuarem na dinamização e articulação dos grupos de base, na promoção de ações que visem impactar positivamente em suas comunidades, tornando mais eficaz a ação evangelizadora e libertadora do protagonismo da juventude do meio popular nas instâncias de transformação social.

O público alvo são jovens entre 18 e 29 anos. A ENFOJAN contemplará 70 jovens (2 por diocese articulada, CN e CNA), 10 convidados e coordenação/Equipe Pedagógica, assessoria e Equipes de Trabalho. Os jovens serão indicados pelos estados. Sendo contemplada a participação equilibrada de homens e mulheres.

A escola seguirá o método VER, JULGAR e AGIR, organizada em etapas para sua melhor vivencia e desenvolvimento. Portanto a ENFOJAN 2015 terá três etapas durante o ano. O que potencializara o seu caráter formativo continuo, integral e sistemático.

O ver - que vem a ser a pré-escola, 1º a 28 de abril de 2015, busca despertar o autoconhecimento, a visão de mundo a partir da realidade da base;

O julgar - o curso intensivo, 29 de abril a 3 de maio de 2015, propõe aprofundar a reflexão e conhecimentos das bases norteadoras da ação pastoral da PJMP. Organizado em três eixos: O Eixo 1 – Fundamentos do Caminho; Eixo 2 – Bandeiras de luta. Eixo 3 – Artes da gente e Oficinas: Comunicação popular; Teatro do Oprimido; Expressões artístico-culturais; Biodança; Danças circulares e Danças populares.

O agir - o tempo comunidade (saltos individuais e coletivos) 4 de maio a 4 de junho de 2015, ações de acompanhamento e partilha de experiências até janeiro de 2016. Visa a construção e execução de um plano de ação a ser realizado nas bases a fim de gerar impactos diretos na vida da comunidade local.

Informo-vos que estão abertas 2 (duas) vagas por Arqui/Diocese e 2 (duas) vagas para jovens por Estado onde a PJMP está presente para participar da referida Escola e que a taxa de participação é no valor de R$ 50,00 (estadia e alimentação). Estamos no aguardo de confirmação via e-mail ([email protected] e [email protected]) e/ou pelos telefones: (92) 98230-1083 (TIM) e (92) 99176-2999 (VIVO).

Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.

Comissão Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular

Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude do Meio Popular

 

ATENÇÃO! EXISTEM DUAS MANEIRAS DE SE INSCREVER NA ENFOJAN 2015:

- você pode baixar a Ficha de Inscrição (clicando no link), preencher todos os campos e enviar o arquivo o mais rápido possível por correio eletrônico para a Comissão Organizadora da Escola Nacional de Formação nos endereços a seguir: [email protected], [email protected], [email protected]

- você pode preencher o formulário depois de clicar no seguinte link: goo.gl/forms/8aRdjmvJ41 (você será redirecionado para outra página automaticamente)

 

DOCUMENTOS DA ENFOJAN 2015 - BAIXE PARA O SEU COMPUTADOR:

* Documento geral sobre a 2ª Edição da Escola Nacional de Formação "José Adelar Nunes" - Fortaleza - CE, abril/maio de 2015

* Programação completa

* Folder colorido (2 páginas): FRENTE do folder - VERSO do folder

* Convite Geral

* Metodologia da Pré-ENFOJAN de 1º a 28 de abril de 2015

* Subsídio - A Teologia da Libertação e o contexto latino-americano

* Subsídio - Prefácio de "Ao lado dos pobres: Teologia da Libertação"

* Subsídio - Teologia da Libertação: Resistência intelectual nos anos de chumbo

* Informações e Orientações aos participantes da ENFOJAN 2015

* Cartaz oficial da ENFOJAN 2015 (baixe este cartaz, não o cartaz que está no começo desta página!)