Memória e homenagem à Helena Jambiski

Memória e homenagem à Helena Jambiski – Linda! Linda! Linda...!

As comunidades Eclesiais de Base – CEBs-Curitiba, celebraram a Páscoa e a Memória de Helena Jambiski, militante histórica e combatente firme contra a injustiça e a favor do Direito e da Dignidade da Vida. Helena é uma daquelas mulheres incrivelmente inesquecíveis e que se eternizam em cada gesto, em cada momento e em todos os momentos. As CEBs dedicaram o encontro do Grupo de Reflexão e Articulação – GRA – de dezembro de 2022 e juntamente com membros de outros grupos e pastorais e pessoas amigas de Helena celebraram a sua Páscoa, que aconteceu no dia 29 de outubro de 2022. Helena nos ensinou muitas lições de vida, de esperança e de fé. Entre elas, nos ensinou a compreender melhor a teologia e a profecia de Paulo de Tarso quando nos diz: “Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé” (2Tm 4,7). A desculpa dada para sua Páscoa foi um AVC Isquêmico, aos 82 anos.

E quais foram as armas de Helena? A fé, a esperança, a solidariedade e a alegria. Entre outras. Tudo isso, com muita paixão, com muito encantamento, com testemunho. Sempre com muita alegria! E nós, aqui reunidos e reunidas na Comunidade São Cristóvão (Urano), na Vila São Pedro, em Curitiba, Helena, onde o teu sorriso e a tua alegria cantam, celebramos a tua eternidade com a certeza de que só a fé pode expressar o que Paulo de Tarso diz ao concluir sua caminhada: “Desde já me está reservada a coroa de justiça que o Senhor me dará em recompensa naquele Dia, ele, o justo juiz; e não só a mim, mas a todos os que tiveram ansiado a sua manifestação” (2Tm 4,8). Você, Helena, como o Apóstolo dos Gentios, não apenas a ansiou, mas a viveu, a testemunhou com rara ousadia profética.

Na foto, Helena Jambiski, fazendo aquilo que ela mais gostava: celebrar a vida e agradecer.

Algumas de tuas amigas de caminhadas, alguns de teus amigos de tantas caminhadas, inclusive eu, que tive a honra de te conhecer, estiveram reunidos para celebrar a tua vida, agora em plena eternidade. A Risoleta, a Lisa, a Mara, a Salete, a Rosalba, o Antonio Bez, o Luiz Pequeno, o Luís Bastos e muitas outras pessoas, inclusive a tua sobrinha Jenifer Vitória Stoco, aliás, muito emocionada e grata por teus ensinamentos, sobretudo de Reiki. A tua vizinha com status de família, a Sônia. Inclusive, foram elas juntamente com a Lisa e a Risoleta, que nos ensinaram a partilhar através de nossas mãos, a tua energia, a energia vital universal. E sabe quem também estava lá e fez lindas memórias de tua vida e da convivência com você, Helena? A Sônia, tua vizinha-irmã que nos emocionou muito! A Risoleta fez memória de tuas coordenações, especialmente no oitavo Intereclesial em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Ah, Helena, lembra-te do tema? “As Culturas Oprimidas”, que atual, não é? E o Intereclesial de Ilhéus? O que vocês experienciaram! Aliás, o que você aprontou com esta tua alma transparente, com este teu jeito CEBs de ser e de se comprometer com tudo e com todos e de sentir as dores, não importando aonde e em quem esteja doendo. Sempre dói em ti também. Helena dedicou grande parte de sua vida às CEBs, pois ela própria era uma mulher-comunidade.

Depois, Helena se dedicou ao Reiki, atendendo a todas as pessoas que a procuravam, através de massagens e terapias, sempre voluntariamente. Sempre exercendo a gratuidade. Helena, como seguidora de Jesus de Nazaré, estava a serviço de quem precisava dela e não de quem podia pagar. “Como Jesus que, em uma única vez, encheu o bucho de mais de cinco mil pessoas que estavam com fome e não cobrou nada, curou inúmeras pessoas doentes, das mais variadas doenças e enfermidades (Mc 6,30-56), e jamais cobrou um centavo, Helena atendia as pessoas gratuitamente”, disse-nos Risoleta Boscardin. “Helena era generosa assim mesmo. Helena partilhava tudo o que tinha. Eu sinto muito a falta dela. Ela era atenta a tudo, sentia as necessidades dos outros e sempre tinha um lado. O mesmo lado”, disse Sônia. Emocionada e muito feliz com a oportunidade de ter convivido com a tia, ouvimos esse testemunho: “Eu não conheço ninguém que deixou um legado tão rico como a minha tia Helena. Ela foi a minha mestra de Reiki e de vida. lembro quando ela me chamava a atenção porque eu não comia verdura. “Teu prato tem que ser mais colorido!”. Ela era uma “Tetéia” (forma carinhosa como Helena tratava as pessoas). Ela fazia o que podia e o que não podia pelos outros”, disse-nos Jenifer Vitória Stoco.

Nós cantamos, Helena. Cantamos alguns dos cantos que você os cantou por tantas vezes! “Se calarem a voz dos profetas; a fé está no pé, meu irmão, a fé está no pé, minha irmã; cantamos o Pai nosso dos Mártires entre outros. O Evangelho proclamado pelo Diácono Renato e comentado pela Assembleia reunida (Mt 4,18-20) que narra os chamados de Pedro e André; e de Tiago e João, filhos de Zebedeu, refrescou as nossas memórias daquilo que você sabia fazer tão bem: chamar pessoas e prepará-las para a missão com o teu testemunho eloquente. “Meu primeiro Intereclesial foi o oitavo também. Eu voltei chorando, emocionada, era a minha primeira viagem. Era a primeira vez que saía de casa. Helena sentou-se ao meu lado e começou a conversar comigo. Contou-me várias histórias e me acalmou e me encorajou”, disse Mara. Você deixou muita falta aqui, Helena. Mas deixou também muitos exemplos bons! “Quando meus pais morreram, a Helena foi lá em casa com a Risoleta, levaram várias cestas de alimentos e nós percebemos que embora tenhamos ficados órfãs, nós tínhamos aliados. Elas se colocaram á nossa disposição para o que precisássemos. Aquilo nos deu tanta esperança e tanto alento!”, disse Lisa. 

Celebrar a Páscoa de Helena Jambiski tem valor de Eucaristia. Alimenta a nossa vocação e a nossa esperança. tem dimensão testemunhal e nos conduz de volta às fontes da fé cristã e às origens das CEBs. Trazemos presentes a alegria profética de Helena Jambiski tão bem definida nas palavras de Salete Bagolin, “Quando lemos a “Alegria do Evangelho” do Papa Francisco, vemos a alegria missionária de Helena”. A Helena Jambiski a nossa gratidão por tantas lições, por tantos ensinamentos e por tão eloquente testemunho de seguimento de Jesus de Nazaré. Você é uma Tetéia que semeou profecia, amor e esperança na terra e hoje colhe tudo o que semeou na terra, no Reino de Deus. Essa é a nossa fé. Linda! Linda! Linda!

João Ferreira Santiago
Membro das CEBs-Curitiba
Coordenador estadual (eleito) do CEBI-PR 2023-2025
Assessor em assuntos bíblicos, teológicos, catequéticos e pastorais.
Mestre em Teologia e Especialista em Assessoria Bíblica.
Doutorando em Teologia pela PUC-PR.
[email protected]
(41) 99865-7349 - WhatsApp

AnexoTamanho
Image icon helena_jambiski.jpg191.45 KB
Image icon cruz_cebs_latinoamerica.png462.49 KB