Cursos e Seminários

Além dos encontros / assembléias nacionais, desde 1988 a PJMP vem realizando, em nível nacional cursos, seminário nacional de assessores e seminário nacional de militantes. Normalmente, no intervalo entre uma assembléia e outra ocorrem este e outros eventos.

 O primeiro curso nacional ocorreu no período de 01 a 05 de agosto de 1988 em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, quando se estudou “uma metodologia do trabalho popular”. O resultado deste curso, que contou com a assessoria do Pe. Benedito Ferraro de Campinas - SP, foi publicado em um subsídio que tem como título “Elementos para uma prática libertadora”.

 Em janeiro de 1991 ocorreu em Goiânia (GO) um novo curso nacional, desta vez sobre “metodologia de planejamento”.

 O primeiro seminário nacional de assessores ocorreu em Goiânia, no período de 07 a 09 de setembro de 1989.

Não existe uma definição a priori destes eventos. As necessidades e condições objetivas da caminhada vão definindo a realização dos mesmos.

 Entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2006 ocorreu, na cidade de Aparecida de Goiânia – GO, o Seminário Nacional de Militantes da PJMP, no qual estiveram presentes cerca de 100 militantes dos regionais: Centro-oeste, Nordeste (1 2 e 3), Sul (1 2 e 4), Leste (1 e 2) e Norte. Com o tema “Fé e Vida no Meio Popular” e lema “o Espírito sopra entre os jovens”, o seminário teve com objetivos:

1. Promover a troca de experiência entre os jovens militantes da PJMP;

2. Oferecer elementos para a análise crítica da realidade social, política e econômica do país hoje;

3. Contribuir para que os participantes possam apreender a realidade e os desafios postos atualmente para as lutas sociais, para os movimentos juvenis e para a ação pastoral da juventude empobrecida;

4. Oferecer aos participantes uma experiência de aprofundamento da mística e da espiritualidade;

5. Fazer o resgate histórico do Processo de Educação na Fé (PEF) dentro da PJMP.

 Nos dias 24 a 27 de janeiro de 2007 foi a vez da cidade de Feira de Santana – BA acolher o Encontro Nacional de Assessores da PJMP, com o tema “Eclesialidade e Educação Popular no Serviço de Assessoria na PJMP” e o lema “Faço novas todas as coisas (Ap 3)”, cuja assessoria ficou a cargo de Mauro Kano (CEPIS – SP). Cerca de 60 assessores(as) religiosos e jovens e adultos estiveram no encontro, que tinha como objetivos:

1) Proporcionar aos assessores(as) da PJMP em todos os níveis um ambiente de partilha de vida e troca de experiência a partir dos nossos temores e esperanças no serviço de assessoria na PJMP;

2) Contribuir para uma melhor articulação dos assessores da PJMP em todo Brasil;

3) Favorecer a continuidade do processo de formação de assessores, independentes do estágio que cada um esteja;

4) Apropriação da metodologia da PJMP a partir da nossa história e dos nossos subsídios e outros elementos favoráveis à continuidade da construção da Identidade da PJMP – traços teóricos de uma Eclesialidade do meio popular vivenciada dentro das Comunidades Eclesiais de Base e dos elementos norteadores que ao longo dos 28 anos de nossa história temos aplicado como Educação Popular no Serviço de Assessoria na PJMP;

5) Contribuir com o debate e a formação de uma proposta de Projeto Popular para o Brasil.

A apostila fornecida no encontro, com todos os textos usados, foi fornecida gentilmente pelo assessor Mauro Kano, para baixá-la clique aqui.