Conheça Bom Jesus da Lapa, Cidade do III Congresso Nacional da PJMP

III CONGRESSO DA PJMP – 30 ANOS

14ª ANPJMP – ASSEMBLÉIA NACIONAL DA PJMP

 

   

CONHEÇA A CIDADE DO III CONGRESSO – BOM JESUS DA LAPA


 

SANTUÁRIO DE BOM JESUS DA LAPA – http://www.bomjesusdalapa.org.br

Informações sobre as Romarias, as programações e, em breve, o III Congresso da PJMP

Clique nas fotos abaixo para conhecer um pouco da cidade:

       

        

        

     


 

12/06/2008 - 20h29

Bom Jesus da Lapa (BA) recebe a terceira maior peregrinação católica do país

VEJA FOTOS DE BOM JESUS DA LAPA

CONHEÇA OUTROS DESTINOS RELIGIOSOS

 

A Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, a procissão de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, o caruru de Cosme e Damião... Na Bahia de todos os santos, um recôndito lugar afastado 800 km da capital manteve-se incólume ao sincretismo que é presença marcante das maiores manifestações religiosas de todo o Estado. O santuário de Bom Jesus da Lapa é 100% católico e atrai a terceira maior peregrinação do país. O povoado de 70 mil habitantes recebe anualmente 700 mil romeiros vindos de toda parte do Brasil e do mundo.

O que faz deste lugarejo do centro-oeste baiano diferente de Aparecida (SP) e Juazeiro do Norte (CE) é o visual, capaz de encantar o mais cético dos visitantes. Logo na chegada, o turista se depara com o Morro do Bom Jesus, monumento natural de 90 metros de altura e 2.000 metros de diâmetro, em cujo interior concentram-se seis grutas decoradas com imagens sacras que detalham o calvário de Jesus Cristo.

Uma torre construída na entrada principal em formato de um castelo medieval é cercada por estátuas em bronze dos 12 apóstolos, obra de autoria do escultor Deocleciano Martins Oliveira Filho. Tudo à beira do rio São Francisco.

O Morro do Bom Jesus é cenário de devoção há pelo menos 300 anos, quando o ourives português Francisco de Mendonça Mar deixou Salvador e iniciou uma vida de peregrinação ao atravessar o sertão da Bahia a pé vestido de frade até instalar-se numa das grutas de Bom Jesus da Lapa. Mudou seu nome para Francisco Soledade, ordenou-se padre e fez de sua morada um santuário. Seu corpo foi sepultado ao lado do altar.

A fé nos milagres de Bom Jesus da Lapa renova-se ano a ano, em três épocas distintas. A primeira romaria, da Terra e das Águas, tem início em julho, mas o principal evento ocorre no dia 6 agosto. É a romaria do Bom Jesus, que reúne cerca de 350 mil pessoas. Em setembro, há também a romaria de Nossa Senhora da Soledade.

 

Promessas

 

A maior parte do público é fiel e freqüenta a cidade pelo menos uma vez por ano. São pessoas como a comerciante Almira Trindade da Silva, 40 anos. Ela percorreu de ônibus os 1080 km que separam a cidade de Senhor do Bonfim até Bom Jesus da Lapa para pagar uma promessa. "A saúde do meu marido estava abalada e hoje ele está curado", conta.

Aos 78 anos, Maria Luiza Alves da Silva, cearense de Juazeiro do Norte, viajou quase 2000 km para deslocar-se de um santuário para outro. "Todos os anos faço novena para o Bom Jesus e para o meu Padinho Ciço", explica.

Segundo dados da Secretaria Municipal do Turismo, o comércio de produtos religiosos movimenta R$ 8 milhões todos os anos. Além da rede hoteleira, que dispõe de 5000 leitos em 200 estabelecimentos, as lembranças também representam uma boa fatia da receita do município. O principal souvenir adquirido pelos turistas é o chapéu de romeiro. Outros itens que fazem parte do vasto leque de opções são as canecas personalizadas com gravuras do Bom Jesus, velas 'bentas', camisetas, chaveiros e imagens sacras.

 

Sagrado x profano

 

Se o dia é dedicado à devoção no Morro do Bom Jesus, à noite todos os caminhos levam à praça Marechal Deodoro, que concentra dezenas de bares, pizzarias e restaurantes. A pizza assada em forno de lenha, bem na esquina da praça, é uma das iguarias mais concorridas. O churrasco no espetinho e o chope gelado ao som dos clássicos da MPB, do chorinho e dos sucessos da axé music e do forró também empolgam a multidão, que ocupa as cadeiras espalhadas pela rua.

Opções para o turismo ecológico também não faltam no local. No Velho Chico, nativos e visitantes desfrutam uma bela paisagem. O verde da natureza contrastado à edificação da ponte que liga Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória também tem grande relevância para lapenses e turistas.

Na Barrinha -praia fluvial que fica do lado norte da ponte- as opções são variadas. Quem gosta de apreciar a fauna, a flora e também as águas do Velho Chico pode fazer um passeio de lancha que custa em média R$ 5. Cada embarcação tem capacidade para 12 pessoas sentadas.

            Já os que apreciam a culinária regional podem saborear moquecas e assados de peixes típicos do rio São Francisco como o surubim e o mandim, acompanhado de uma cerveja gelada.

De ônibus, de carro ou de avião, quem chega a Bom Jesus da Lapa tem logo uma grata surpresa. A rótula de acesso à cidade foi transformada em uma grande área urbanizada para missa campal, com altar e bancos, como uma igreja a céu aberto, numa referência à religiosidade da população local e dos visitantes.

Durante o passeio na cidade, aproveite o tempo e faça uma boa pescaria. O surubim e o dourado são os maiores peixes do São Francisco.

As canoas sobem e descem o rio num ritmo cadenciado. Antes de chegar a Sítio do Mato, observe o encontro das águas cristalinas do rio Corrente com a água barrenta do São Francisco; elas correm em paralelo durante algum tempo, sem se misturar. O São Francisco é todo navegável até a barragem do Sobradinho e as opções de passeios são inúmeras.

O atendimento ao turista em Bom Jesus da Lapa é feito pela Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, na praça do Livro s/n, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h; fone: (77) 481-4942

 

HISTÓRIA DA CIDADE

 

O Morro de Bom Jesus da Lapa tem 90 metros de altura e seis grutas; a mais conhecida é a Gruta do Bom Jesus, diante da qual fica o lago Esplanada da Gruta. A cidade de Bom Jesus da Lapa é um dos maiores exemplos de fé cristã no Brasil. O município abriga o Santuário de mesmo nome, lugar de romaria há quase trezentos anos.

O período de maior movimentação ocorre entre Julho e Setembro. Nessa época, mais de 700 mil pessoas visitam a cidade. A primeira romaria - da Terra ou das Missões - começa em Julho, quando os peregrinos da região se dirigem ao santuário. Já a romaria ao Bom Jesus - a maior delas - reúne milhares de pessoas a partir de 20 de Julho. A novena começa no dia 28 e tem seu ponto alto no dia 6 de Agosto, quando é consagrado o santo padroeiro do município. No final da tarde, a moçada se reúne na praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro.

 

Grutas de Bom Jesus da Lapa

 

A fé pede passagem e ecoa por todos os cantos de Bom Jesus da Lapa. Todos os anos, a cidade recebe cerca de 700 mil turistas em romarias de agradecimento às graças alcançadas e na busca por novas bênçãos.

Julho, Agosto e Setembro marcam o início das novenas em homenagem a Bom Jesus, quando se intensificam ainda mais as procissões e romarias. O mês de Agosto é o momento de maior visitação, quando, no dia 06, é consagrado o santo padroeiro. É no Morro da Lapa que está localizado o grande monumento religioso da cidade. Com cerca de 93 m de altura, mais de 15 grutas servem de cenário para a contemplação divina. As principais atrações são as grutas do Bom Jesus (com 50 m de comprimento, 15 m de largura e 7 m de altura) e a Gruta de Nossa Senhora da Soledade(com mais de 1.000m²).

 

Peregrinação religiosa no Morro da Lapa

 

Considerado um “Santuário Religioso”, o morro abriga também as grutas de Santa Luzia, de Santo Afonso, da Ressurreição, de Belém, dos Santos Mártires, Santa Helena, Nossa Senhora Aparecida, São Geraldo e São Geraldo do Santíssimo Sacramento. Para onde quer que se olhe, esculturas, representando a Via Sacra, contrastam com blocos de calcário corroídos pela erosão da água e o resultado é um patrimônio arquitetônico em perfeita harmonia com as imagens instaladas e reverenciadas desde o século 17, em um ambiente da mais pura devoção.

Na Gruta de Bom Jesus, uma larga torre, em meio ao adro, lembra um castelo medieval. Guarnecido por representações em bronze dos doze apóstolos, o local marca o início da odisséia cristã pelo Morro da Lapa.

A Gruta de Nossa Senhora da Soledade, como o próprio nome sugere, é palco de crenças religiosas em nome da santa, cuja imagem ocupa lugar de destaque no altar, seguida por quatro esculturas em bronze, representando os Quatro Evangelistas como parte da oferenda por uma graça alcançada. O belo cenário sagrado é complementado pela exuberância do “Velho Chico”, que corre aos arredores da gruta e cuja visualização é possível graças a três grandes janelas abertas para as cercanias. Considerada de poderio divino, inúmeros milagres são atribuídos ao potencial religioso da Gruta, que continua servindo como local de oferendas até os dias de hoje. Os votos são depositados na “Sala dos Milagres”, por detrás do altar.

Mais adiante, na gruta de Santa Luzia, a imagem da santa de mesmo nome reina sobre uma estalagmite a 10 metros de altura, com um conjunto de estalactites em forma de leque ao fundo.

A peregrinação termina no topo do Morro, em meio à vegetação da caatinga. É lá que estão o Cruzeiro e a última estação da Via Sacra. A vista panorâmica de toda a região é simplesmente deslumbrante e vale, por si só, o passeio.

O local conta com um ponto de apoio mantido pela prefeitura para a venda de água mineral e refrigerantes.

 

Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - [email protected] - Tel: (77) 3481-4211/5399 - Fax: (77) 3481-4214

Correio - Fone: (77) 3481-2030

Hospital - Fone: (77) 3481-4403

Rodoviária - Fone: (77) 3481-4117

 

BOM JESUS DA LAPA

Onde fica: no Estado da Bahia, a cerca de 800 km de Salvador

Via terrestre:

Bom Jesus da Lapa fica a 821 km de Salvador (via BR-324, BR-116, BR-330 e BR-430), a 636 km de Brasília (via BR-349) e a 894 km de Belo Horizonte (via BR-116, BR-330 e BR-430). Quem sai do Rio de Janeiro tem duas opções para chegar a Bom Jesus da Lapa: via BR-116, pegando depois as rodovias BR-330 e BR-430, e via BR-101, seguida das rodovias BR-415, BA-263, BR-330 e BR-430. A Viação Novo Horizonte - tel: (071) 392-8255 - faz as linhas ligando Bom Jesus da Lapa a Salvador (partindo diariamente da capital às 19hs), Feira de Santana e mais 19 municípios baianos. Há também linhas interestaduais para Brasília e São Paulo.

Via aérea:

A Abaeté Linhas Aéreas - tel: (71) 377-3955 - faz a linha Salvador/Bom Jesus da Lapa, vôos de segunda à sexta com escala em Guanambi. De segunda à quinta, decolagem 9hs de Salvador, pousando às 11h15 em Bom Jesus da Lapa (retorna às 12h20 para Salvador). Às sextas, decolagem às 13h de SSA, pousando às 15h10 em Bom Jesus da Lapa (retorna às 16hs para Salvador). Existe também a linha Salvador/Jequié/Bom Jesus da Lapa, às terças e quintas-feiras, às 9hs, com retorno às 12hs. O Aeroporto de Bom Jesus da Lapa fica a um quilômetro do centro da cidade, na BR-430. Tel. (77) 481-4301.

 

DISTÂNCIA DE ALGUNS MUNICÍPIOS

DISTÂNCIAS DE ALGUMAS CIDADES E CAPITAIS

Município

Km

Cidade

Km

Barreiras

340

Aracaju (SE)

1.009

Brejolândia

221

Belém (PA)

2.430

Brumado

250

Belo Horizonte (MG)

958

Carinhanha

140

Brasília (DF)

665

Correntina

138

Campinas (SP)

1.557

Feira de Santana

687

Campo Grande (MS)

1.759

Guanambí

180

Cuiabá (MT)

1.758

Ibotirama

140

Curitiba (PR)

1.962

Igaporã

100

Florianópolis (SC)

2.262

Ilhéus

680

Fortaleza (CE)

1.960

Itaberaba

511

Goiânia (GO)

834

Paratinga

75

João Pessoa (PB)

1.602

Riacho de Santana

68

Londrina (PR)

1.708

Santa Maria da Vitória

86

Maceió (AL)

1.285

Santana

137

Manaus (AM)

4.206

São Felix do Coribe

85

Natal (RN)

1.779

Seabra

330

Palmas (TO)

1.598

Serra do Ramalho

50

Porto Alegre (RS)

2.663

Serra Dourada

169

Porto Velho (RO)

3.214

Sítio do Mato

44

Recife (PE)

1.492

Tabocas do Brejo Velho

183

Ribeirão Preto (SP)

1.331

Vitória da Conquista

380

Rio Branco (AC)

3.748

 

 

Rio de Janeiro (RJ)

1.390

 

 

Salvador (BA)

800

 

 

Santos (SP)

1.614

 

 

São Luís (MA)

1.882

 

 

São Paulo (SP)

1.542

 

 

Teresina (PI)

1.446

 

 

Uberlândia (MG)

1.060

 

 

Vitória (ES)

1.344

 

Mais sobre o destino: www.bomjesusdalapa.org.br

Para ver no site: http://viagem.uol.com.br/ultnot/2008/06/12/ult4466u312.jhtm

Visite também:

http://www.bjlapaonline.com.br/cidade/index.html

http://www.ferias.tur.br/informacoes/427/bom-jesus-da-lapa-ba.html



 

Copyleft PJMP | Termos de Uso | Política de Privacidade

É permitida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia dos editores, desde que a fonte “PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular” e o endereço da página em questão sejam citados.