Sínodo para a Juventude 2018: confira o documento final em Língua Portuguesa

Divido em três partes, 12 capítulos, 167 parágrafos e 60 páginas, o documento tem como fio condutor a passagem do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús. “Caminhava com eles”, “Eles abriram os olhos” e “Partiram sem demora” são os títulos de cada uma das três partes do texto.

Para o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, que foi o relator geral do Sínodo, o texto é “o resultado de um verdadeiro trabalho de equipe” dos padres sinodais, juntamente com os outros participantes no Sínodo e “em modo particular os jovens.”

Na primeira parte do documento, intitulada “Caminhava com eles”, é apresentado o contexto no qual os jovens estão inseridos. Ressalta-se a Igreja em escuta, apontam-se “três juntas cruciais” e são abordadas questões como identidade e relacionamento, além do ser jovem hoje.

A segunda parte, “Eles abriram os olhos”, reforça o papel renovador da juventude na Igreja, “portadora de uma santa inquietude”. Acolhimento, respeito e acompanhamento ao dinamismo dos jovens são indicações deste trecho, que aborda o dom da juventude, o mistério da vocação, a missão do acompanhamento e a arte de discernir.

Por fim, em seu último título, “Partiram sem demora”, são pontuadas a sinodalidade missionária da Igreja, o caminhar juntos no cotidiano, o renovado ímpeto missionário e a formação integral. É desta parte do texto que sai o convite às Conferências Episcopais e às Igrejas particulares para prosseguir no processo de discernimento com o objetivo de elaborar soluções pastorais específicas à realidade juvenil.

Publicamos o texto do Documento Final e as Votações do Documento Final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (3-28 de outubro de 2018) sobre o tema: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A seguir, você visualizará pelo sumário como foi dividido o documento final.

DOCUMENTO FINAL

OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.

PROÉMIO.

I PARTE. «PÔS-SE COM ELES A CAMINHO»

Capítulo I. Uma Igreja à escuta.

Capítulo II. Três pontos cruciais.

Capítulo III. Identidade e relações.

Capítulo IV. Ser jovem hoje.

II PARTE. «OS SEUS OLHOS ABRIRAM-SE»

Um novo Pentecostes.

Capítulo I. O dom da juventude.

Capítulo II. O mistério da vocação.

Capítulo III. A missão de acompanhar.

Capítulo IV. A arte de discernir.

III PARTE. «VOLTARAM IMEDIATAMENTE»

Uma Igreja jovem.

Capítulo I. A sinodalidade missionária da Igreja.

Capítulo II. Caminhar juntos na vida diária.

Capítulo III. Um renovado impulso missionário.

Capítulo IV. Formação integral

Conclusão.

Votações de cada número do Documento final

BAIXE AQUI NA ÍNTEGRA Documento Final do Sínodo dos Bispos

Fonte: http://jovensconectados.org.br/sinodo-2018-confira-o-documento-final-em-...