Semana da Cidadania 2021

A Semana da Cidadania (SdC) enfatiza a dimensão sociopolítica e é parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE), sendo uma das atividades permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil.

A SdC 2021 trará como temática: “JUVENTUDES E A LUTA PELA NÃO PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, EM DEFESA DE UMA VIDA DIGNA” e como lema “NO VENTRE DE MARIA, O VERBO SE FEZ CARNE, MAS NA OFICINA DE JOSÉ, O VERBO SE FEZ CLASSE.” (Dom Pedro Casaldáliga). A Iluminação Bíblica será: “O MEU DESEJO É A VIDA DO MEU POVO.” (Ester 7, 3).

A SdC acontecerá no período de 17 a 24 de abril de 2021. A centralidade da Semana da Cidadania 2021 é refletir sobre as precárias condições de trabalho que atingem principalmente as juventudes.

SEMANA DA CIDADANIA 2021

Tema: Juventudes e a luta pela NÃO precarização do trabalho, em defesa de uma vida digna.

Lema: “No ventre de Maria, o verbo se fez carne, mas na oficina de José, o verbo se fez classe.” Dom Pedro Casaldáliga.

Iluminação Bíblica: "O meu desejo é a vida do meu povo." (Ester 7, 3.)

Datas: 17 a 24 de abril de 2021

O cartaz desde ano foi produzido por Guilherme Monteiro da PJMP do Rio de Janeiro. A metodologia será desenvolvida com atividades virtuais, que, em breve serão dadas maiores informações. Todas as nossas atividades são e devem sempre ser a favor da vida. Celebrar a Semana da Cidadania nessa proposta metodológica, é fazer opção pela defesa da vida!  Sigamos firmes na esperança!

O subsídio da Semana da Cidadania 2021 não terá os encontros formativos, a modo que não estimule os grupos de jovens a se reunirem nas comunidades. Ao invés, terão textos formativos sobre o tema centro e os eixos temáticos.

As Atividades Permanentes (Semana da Cidadania e Semana do Estudante) desde 2020 vem se adaptando metodologicamente em suas estruturas e organização. Devido o contexto pandêmico, infelizmente ainda presente no cenário nacional brasileiro, as Pastorais de Juventude do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE) preocupadas com os grupos de jovens que sempre realizam os encontros da Semana da Cidadania e Semana do Estudante, estão propondo novas formas de celebrar e refletir as temáticas. Em 2020, foram elaboradas transmissões ao vivo, encontros virtuais e vídeos, que ajudaram a desenvolver as Atividades Permanentes.  O ano de 2021 não será diferente.

O Cartaz Oficial e o Subsídio da Semana da Cidadania 2021 podem ser baixados nos links abaixo a publicação.