Romaria da Juventude em Aparecida/SP

(Clique aqui para baixar a programação completa e atualizada da Romaria da Juventude)

A Romaria da Juventude, que faz parte do Projeto Rota 300, e acontece entre os dias 9 e 10 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida abre na próxima quinta-feira (11), as inscrições individuais e também as caravanas. O formulário estará disponível na página oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, de CNBB, o Jovens Conectados.

Na ocasião também será divulgada a programação dos dois dias de evento, que contará com formações, espiritualidade, shows, atrações culturais, vigília, romaria e um momento especial que será a celebração da missa com a presença os 400 bispos de todo o Brasil que estarão na Assembleia Nacional dos Bispos da CNBB.

Alojamento

Além dos hotéis e pousadas que a cidade de Aparecida oferece, o peregrino também poderá optar pela hospedagem na área de camping disponibilizada pela organização do evento, e estará localizada dentro da Basílica.

Essa opção de alojamento contará com o investimento de R$ 20 e as vagas são restritas para os 300 primeiros que fizerem a reserva dessa modalidade. Para o camping será oferecida uma estrutura que envolve seguranças 24 horas no local, sanitários equipados com chuveiros de água quente.

Para menores de 18 anos é necessário que os pais ou responsáveis assinem um termo de autorização para hospedagem do menor. Esse termo também será disponibilizado a partir da próxima quinta-feira, junto com a inscrição.

Como chegar em Aparecida

Principal destino de turismo religioso do Brasil, Aparecida, cidade paulista localizada a 189 quilômetros de distância da capital do Estado de São Paulo e 269 quilômetros do Rio de Janeiro, atraindo anualmente cerca de doze milhões de fiéis.

Os jovens romeiros que vêm de avião, o aeroporto mais recomendado para ir a Aparecida é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que oferece ônibus da empresa Pássaro Marron saindo do próprio aeroporto.

Quem vem de São Paulo pelo Terminal Rodoviário Tietê, pode optar por ônibus das Viações Cometa e Pássaro Marron, que oferecem ônibus para Aparecida, em mais de 12 horários, durante todos os dias.

Saindo de carro da cidade de São Paulo, existem duas opções de estrada para utilizar: a Via Dutra e a Airton Senna/Carvalho Pinto, ambas com pagamento de pedágio, mas bem sinalizadas, com ótimo asfalto e assistência em caso de problemas.

Rota 300

Esse encontro faz parte do projeto “#Rota300”, que é inspirado no dinamismo da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em preparação para a JMJ Rio2013, e se desenvolverá a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras entre 2015 a 2017, quando a Igreja celebra os 300 anos do encontro da imagem de Maria nas águas do Rio Paraíba.

ROMARIA NACIONAL DA JUVENTUDE - #ROTA300

TENDA DAS PASTORAIS DE JUVENTUDE - Programação

HORÁRIO

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

08h30min

Início com animação

 PJs

09h00min

Catequese/ Tema: Ecologia

Será o Bispo

09h30min

Ofício Divino da Juventude

PJs

10h15min

Roda de conversa sobre a temática da Semana da Cidadania 2016, que está em sintonia com a CF (Campanha da Fraternidade) 2016 e com o eixo da Ecologia da Rota 300:

Tema: Juventude e Bem Comum;

Lema: “Unidos/as por uma luta comum: Terra, Teto e Trabalho”;

Il. Bíblica: “Felizes os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados” (Mt 5, 6).

A SdC está organizada em cima de três formas de abordagem para: “Teto”, “Terra” e “Trabalho”: 1) Dignidade da pessoa humana; 2) Justiça Social; 3) Sinais do Reino.

Nessa roda de conversa abordaremos “Terra”, “Teto” e “Trabalho” em cima das duas primeiras formas, deixando a terceira para a parte da tarde.

PJs e Participantes

12 h às 14h30min

Intervalo para o almoço/ Intervenções artísticas intercaladas com partilha de experiências concretas dos “sinais do Reino”:

  Zé Vicente e PJs

14h30min

Intervenções artísticas na linha da ecologia e políticas públicas: Hip Hop, poesia, interpretações teatrais, musicais e de dança...

→ Partilha de experiências: de economia solidária, produção agroecológica, reaproveitamento de materiais, monitoramento... Aqui, a idéia é que eles tenham também uma banca para expor seus produtos, além de partilhar pela fala.

 

PJs

17h00min

Catequese/ Tema: Missão

Será o Bispo

17h30min

Ciranda Pela Vida da Juventude

PJs e Participantes