PJMP festeja a posse de Divaneide Basilío na Câmara Municipal de Natal.

Na última sexta-feira, dia 01 de Fevereiro, a PJMP – Pastoral da Juventude do Meio Popular - participou da posse da Vereadora Divaneide Basílio, na Câmara de Natal.

Divaneide iniciou sua vida política ainda muito jovem, na PJMP, acreditando que: “a política partidária é outra coisa que não pode ser deixada de lado...” 

Depois, Divaneide filiou-se ao Partido dos Trabalhadores - PT, onde fortaleceu cada vez mais suas ações políticas em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Hoje, mãe de 4 filhos, cientista social e doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Divaneide nunca se afastou dos movimentos sociais, construindo história e fortalecendo a luta das juventudes, mulheres, negros e negras.

Educadora da rede de educadores/as popular do Nordeste, Divaneide é associada da Escola de Formação Quilombo dos Palmares (Equip) e é Secretaria de Mulheres do PT/RN.

Sempre pautando em suas lutas as causas das juventudes, participou da equipe da Secretaria Nacional de Juventude durante o Governo Lula/Dilma e foi Secretária Extraordinária de Juventude no Estado do RN, onde deixou a função para disputar as eleições de 2016 para a Câmara Municipal de Natal.

Naquela ocasião dissemos que ia ter mulher preta na câmara sim!

Esse dia finalmente chegou, e a companheira Divaneide assume seu lugar na Câmara de Natal, sendo a primeira mulher negra empossada Vereadora na cidade, chega carregando consigo sonhos e lutas de uma gente que acredita em um projeto libertador construído coletivamente.

“Ocupar a Política para ampliar nossa voz e nosso protagonismo. Reafirmar que não abrimos mão do direito à cidade, sem barreiras sociais, culturais, nem territoriais.”

Para a PJMP é uma alegria ver quadros como o de Divaneide, que inspira e anima os jovens da arquidiocese de Natal e todo o Brasil, em dias difíceis se torna luz e nos impulsiona na caminhada.