PASTORAIS DA JUVENTUDE LANÇAM O CARTAZ E A NOVA METODOLOGIA DA SEMANA DA CIDADANIA 2020

A Semana da Cidadania (SdC) enfatiza a dimensão sociopolítica e é parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE), sendo uma das atividades permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil.

A SdC 2020 trará como temática: “JUVENTUDE E A ECOLOGIA INTEGRAL, EM DEFESA DA VIDA PLENA!” e como lema “A DEFESA DA TERRA, É A DEFESA DA ÁGUA, É A DEFESA DA VIDA” (Papa Francisco, 22 de março de 2018. Dia Mundial da Água). 
A Iluminação Bíblica será: “CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO” (Gênesis 2, 15). 

O centro da Semana da Cidadania 2020 é trazer as reflexões a partir dos documentos: Carta Encíclica Laudato Sí e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia. 
Dando continuidade ao caminho sinodal do Papa Francisco sobre as questões ecológicas.

METODOLOGIA:
Queremos propor uma metodologia que esteja de acordo com as orientações dadas pela CNBB e a Organização Mundial da Saúde, referentes ao combate à Pandemia do Novo Corona Vírus (Covid-19) que se instalou no mundo, principalmente no Brasil.
Achamos prudente realizar as reflexões a partir de vídeos educativos onde as juventudes possam realizar a SdC sem sair de casa. Serão quatro eixos temáticos: 
A) Juventude e Amazônia: caminhos sinodais do Papa Francisco;
B) Construindo uma Ecologia Integral à luz da Laudato Si; 
C) Não a mercantilização da natureza!; 
D) Sociedade do Bem Viver: Esperançar é preciso!!

Divulgamos o cartaz para ocupar as redes sociais e manter acesa a chama da Semana da Cidadania. Mesmo que em tempos difíceis, não percamos a profecia de uma Sociedade do Bem Viver.

Todas as nossas atividades são e devem sempre ser a favor da vida. Celebrar a Semana da Cidadania nessa proposta metodológica, é fazer opção pela defesa da vida! 
Sigamos firmes na esperança!