Seminário de Avaliação da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Setor Juventude.
Pastorais da Juventude do Brasil.

Vila Velha, ES. 04 de novembro. Primavera de 2010.

Serão beijos molhados, abraços ardentes
Pássaros em pleno vôo, peixes lisos e frutas frescas.
Então seremos elas, eles e seus sonhos
E suas dores e seus partos, e suas lutas e seus amores
Sua fome e seu farto
Seguirão em nós, porque os seguimos
Não morrerão
Porque não desistimos”.
(Mauro Iasi)

Às Companheiras e aos Companheiros Militantes das Pastorais da Juventude do Brasil, a paz inquieta!

A Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens criou corpo e ganhou vida; se espalhou pelos mais diversos recantos do país levando esperança de lutar pelo mundo que desejamos. São ainda muitas vidas arrancadas, muitas vozes silenciadas. E a campanha têm sentido em existir na luta contra cada violação, em defesa de cada conquista.

Inspiradas e inspirados por esses desafios, realizaremos o Seminário de Avaliação da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, que terá como objetivo aprofundar a temática Juventude e Violência, avaliar a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens identificando seus impactos e apontando elementos para o planejamento.

Os estados onde a Campanha está acontecendo terão uma vaga para cada Pastoral articulada. Haverá uma vaga para assessoria nacional de cada Pastoral. E haverá ainda 10 vagas para convidados parceiros nacionais.

Infelizmente não há a possibilidade de custear as passagens dos participantes.

Segue abaixo as principais informações.

SEMINÁRIO DA CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS

Data: de 16 a 19 de dezembro de 2010.

Local: Salvador,Bahia(o endereço será enviado para os e-mails 1 semana antes do seminário).

O que levar: Roupa de cama e banho, repelente, material de anotação, material para exposição das ações da campanha no seu estado, músicas da sua terra para a noite cultural.

Contribuição Militante: R$ 30,00.

Chegada (para o translado até a casa): entre 13h e 17h do dia 16. Envio: 16h do dia 19/12.

Confirmar presença com Gélinton até 15/11 pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 44 9904 3445 (tim).

Um Abraço na luta incansável daqueles que têm esperança,

Coordenação da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
Equipe Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil.

 

 

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Setor Juventude.
Pastorais da Juventude do Brasil.

 

Ficha de Inscrição do Seminário da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens

 

Nome completo:

Entidade:

Endereço Completo:

E-mail: Telefone (DDD):

 

Transporte utilizado para chegar ao Seminário:

( ) Avião ( ) Ônibus ( ) Outro Qual?_______________________

 

Horário de chegada em Salvador:

Horário de partida de Salvador:

 

*********************

Seminário nacional da Campanha Contra o Extermínio de Jovens será em Salvador (BA)

De 16 a 19 de dezembro acontecerá em Salvador (BA) o Seminário Nacional de Monitoramento da Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento vai reunir lideranças regionais das Pastorais da Juventude do Brasil, assessores de jovens, padres, bispos e parceiros da campanha para aprofundar a temática sobre juventude e violência e avaliar ações já realizadas.

Juventude em marcha. O coordenador nacional da campanha, Felipe da Silva Freitas, explica que os participantes do seminário deverão identificar impactos da Campanha na sociedade e elementos que apontem para o planejamento de novas atividades.

As incrições vão até o dia 25 de novembro e devem ser feitas pelo site www.juventudeemmarcha.org/seminario, onde há também materiais e outras informações sobre o seminário e a Campanha.

A Campanha. Lançada em novembro do ano passado, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens é uma iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para debater as diversas formas de violência contra a juventude,  denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar a realidade.

Sensibilizadas pelo tema, inúmeras organizações em todo o Brasil têm  manifestado apoio e realizado fóruns, passeatas, debates e outras ações expontâneas pautando as realidades local, regional e nacional da juventude que, de acordo com as estatísticas apontam os jovens como principais vítimas de violência no Brasil.

Extermínio. Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil, o Brasil é o 3º país com  mais  assassinatos  de  jovens  no  mundo,  atrás  de Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado pelo Instituto Sangari.

Segundo  relatório  da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio. Um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes e jovens brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de  dez  jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.

Gelinton Batista / Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens

---

Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens!