Nota de Repúdio da PJMP sobre as declarações do Presidente da Fundação Cultural Palmares.

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR (PJMP) EM VIRTUDE DAS DECLARAÇÕES OFENSIVAS A ZUMBI DOS PALMARES PELO ATUAL PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES (FCP).

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), formada por jovens católicos das periferias deste país, vem por meio desta destacar a nossa opinião a respeito do posicionamento feito pelo atual presidente da Fundação Cultural Palmares- FCP no dia 13 de maio de 2020 que de forma contraditória ao cargo que ocupa falou da memória do Herói Nacional Zumbi dos Palmares na tentativa de depreciá-lo e ferindo todos os movimentos e organizações que deram o sangue e ergueram bandeiras em defesa da história do Quilombo dos Palmares e contra o racismo. Deste modo, queremos aqui exaltar a história de Zumbi dos Palmares e de todos aqueles que lutaram a favor das mais variadas formas de liberdade. A atual presidência da fundação nega toda a sua essência de luta em favor dos oprimidos.

Zumbi dos Palmares foi reconhecido como Herói Nacional no dia 21 de março de 1997, seu nome foi inscrito no Livro do Tombo tornando-se assim nosso segundo Herói Nacional Depois de Tiradentes. Zumbi é um herói genuíno que representa toda nação brasileira.

Dessa forma, queremos enquanto Pastoral da Juventude do Meio Popular expressar o nosso repúdio ao artigo do presidente da Fundação Cultural Palmares Sérgio Camargo. Por outro lado, apoiamos todos aqueles que acreditam e defendem a história do Quilombo dos Palmares e do seu grande guerreiro e líder Zumbi dos Palmares. Reafirmamos que a sua história não é um mito!! Ela é LEGÍTIMA e nos representa, serve de base para dar força e resistência aos novos enfrentamentos da atual sociedade. Por isso, Zumbi vive em cada um e cada uma e a chama da liberdade continua acesa em nós povo brasileiro que lutamos contra toda forma de opressão.

Salve o Quilombo dos Palmares!

Salve e Viva Zumbi!!

 

Olinda-PE. 18 de maio de 2020.

 

Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - SNPJMP

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - CNPJMP

Comissão Nacional da Assessores da Pastoral da Juventude do Meio Popular - CNAPJMP