NOTA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA PJMP À JUVENTUDE DO BRASIL SOBRE O GOLPE PARLAMENTAR OCORRIDO NO BRASIL EM 31 DE AGOSTO DE 2016

“Dormia
a nossa Pátria Mãe tão distraída,
sem perceber que era subtraída
em tenebrosas transações.”
(Chico Buarque de Holanda)

Primeiramente Fora Temer!!!

A PJMP contribui para a construção de uma Nova Sociedade, à medida que, a partir do projeto de Cristo, busca despertar nos jovens do meio popular a consciência de classe, a identidade como setor específico e marginalizado da sociedade, incentivando-os a terem um engajamento em mecanismos de transformação (associações de bairro, grêmios estudantis livres, sindicatos, partidos políticos comprometidos com as causas populares, movimentos culturais, ecológicos, etc.), proporcionando assim o fortalecimento do poder popular.

Não podemos jamais coadunar com as práticas decorrentes do Parlamento brasileiro ocorrida em 31 de agosto de 2016, que mais uma vez usurpa de seu poder para definir os rumos do país, atos que só devem ser tomados pela população já que vivemos em uma “democracia”, a Constituição brasileira é desrespeitada sendo deposta do cargo de Presidenta da República do Brasil a Excelentíssima Senhora Dilma Rouseff, cargo este que foi logrado com êxito nas eleições de 2014 tendo como resultado final 54 milhões de votos.

A legislação é específica e expressa que a deposição só poderá ocorrer em caso de crime de responsabilidade fiscal, crime este que não conseguiu ser provado pela acusação, o que percebemos é mais uma vez o jeitinho brasileiro para se resolver um problema, que foi criado pelos próprios políticos.

Há meses não se reúnem para aprovar projetos para beneficiar a sociedade brasileira, o objetivo foi um só, a derrubada da Presidenta oficialmente eleita, para que assumisse um governo golpista que teve o apoio da mídia e da classe elitizada do Brasil.

Durante todo o processo houveram manifestações (com camisas da CBF) todas elas com patrocínio por partidos políticos da “direita” brasileira e grandes empresários, que não aceitaram e aceitam o resultado das últimas eleições presidenciais e hoje compõe o governo golpista.

Temos em andamento um golpe misógino, homofóbico e racista, que visa atacar e destruir todas as conquistas sociais dos últimos 13 anos (ProUni, Juventude Viva, Fies, ENEM, Bolsa Atleta, Bolsa Família, Universidades Públicas, PreSal, SUS, direitos trabalhistas entre outras) e isso a PJMP jamais irá aceitar, porque existe um ferimento aos direitos conquistados com muita luta e resistência nos últimos anos no Brasil, e Nós da Pastoral da Juventude do Meio Popular proporcionamos aos jovens empobrecidos serem agentes de transformação no atual momento histórico, sempre na fidelidade à prática libertadora de Jesus Cristo.

"Se o Reino de Deus passa por realizações históricas, não se esgota nem se identifica com elas" (Documento de Puebla 193).

A nova sociedade nunca é perfeita. É uma busca contínua. É a mistura do joio e do trigo. O Reino de Deus não chegou porque a oposição sindical ganhou ou porque o meu partido ganhou as eleições. O Reino e a Nova Sociedade não se confundem, mas um tem muito a ver com o outro, pois a Nova Sociedade é uma realização parcial do Reino, um estágio incompleto.

Jesus propôs o "novo" em oposição às estruturas sociais e políticas de seu tempo. Isto gerou repulsa, rejeição, criou o conflito. E Jesus, coerentemente, enfrentou as diversas instâncias de poder do seu tempo. Conheceu a difamação, a crítica, a perseguição e a ameaça de morte. Sua prisão, tortura, condenação e crucificação foram consequências de sua prática e de sua vida.

Então entendemos ser ilegítimo o governo que ora assume a presidência do Brasil, e continuaremos na luta e na resistência para que nenhum direito seja retirado dos milhares de jovens e trabalhadores do Brasil, a nossa bandeira não é e jamais foi governamental ou partidária, mas sonhamos com um Brasil onde o jovem pobre, negro e da periferia não seja exterminado pelas forças policiais, e que possua oportunidades de desenvolvimento pessoal com educação, lazer, emprego e todos os direitos conforme preconiza o Art. 5º da Constituição Federal do Brasil de 1988.

Da luta jamais sairemos!!! Mesmo que tenhamos que dar em prol da mudança nossas próprias vidas...

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

AnexoTamanho
Image icon img-20160901-wa0067.jpg110.65 KB