Eliezer Antunes de Oliveira: Um menino, poeta da resistência.

Eliezer Antunes de Oliveira. Um menino, poeta da resistência.

Por Claudia Weinman, para Desacato. Info. 

Eliezer Antunes de Oliveira. Quando a gente lê esse nome, parece ouvir “ele” falar, porque é dessa maneira que as poesias de resistência do Eliezer chegam até nós. Sempre descrevendo realidades, falando sobre os “ninguéns”. Seus versos misturam-se com as histórias da Vila onde mora, em São Miguel do Oeste/SC. “Comecei a escrever meus primeiros versos aos meus 14 anos. Escrevo porque um simples olhar não basta, é preciso descrevê-lo”.

20999_1846932402198824_1772604106474115041_n
Eliezer Antunes de Oliveira.

Esse menino, que hoje tem 21 anos de idade, encontra na poesia uma maneira de conversar com as pessoas, com as realidades, especialmente a sua, que tem semelhança com a de tantos jovens, meninos e meninas de periferia. A Vila Nova I, onde mora, é um dos lugares onde as palavras mais despontam e chegam até o papel, transformam-se em versos e chegam até nós, com a tenacidade de palavras que enfrentam, defendem-se e desvelam.  “Os poemas e poesias falam da vida, estrelas, flores, amor, estações e crítica pelas ações dos seres humanos para com a casa comum, falam de luta e também de resistência”, conta.

Quando perguntamos ao Eliezer sobre como ele percebe o seu arredor ao transformá-lo em poesia, ele responde com as inquietações que envolvem a sua vida. Fala de seus sonhos mas também, reage enfatizando que a poesia de resistência perpassa os interesses e vontades individuais. “Minha realidade é de felicidades, indignações e muita luta para (sobre) viver. Na comunidade pobre onde moro, o povo está sempre sorrindo apesar de ser abandonado historicamente pelo poder público, por isso das indignações, pelo fato de sermos esquecidos, somos os “ninguéns” que Eduardo Galeano escreveu”, responde já complementando: “É importante que a gente escreva palavras de luta do nosso povo que é trabalhador, que batalha todos os dias. A maioria vai para o trabalho muito cedo e volta tarde, é esse o povo que é discriminado, marginalizado e sofre preconceitos todos os dias, é batalhador, lutador, é desses que me refiro nos versos”.

Nessas palavras que movimentam-se por aqui e por ali, perguntamos ao Eliezer qual poema seria o mais contundente, ou enraizado com as causas que ele também defende junto ao coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural. Então surgem os versos da poesia: “Quem são vocês?”, que questionam a mídia, falam dos covardes do sistema, do proletariado cansado de tanto sofrer, dos povos humilhados pela imprensa, do sistema que defende os opressores.

essaa
Páginas de poesias que foram impressas e encadernadas para mostrar aos companheiros/as.

Para encontrar os escritos do Eliezer, basta acessar pelo link, o site www.cosmonautas.com.br. Para os companheiros/as, o menino, de 21 anos de idade, exibe algumas páginas de poesia, que foram impressas e encadernadas. “Acredito que publicar um livro é algo extraordinário e se acontecer vai ser bom, nunca tive esse sonho, o que sempre desejo e vive na minha imaginação é continuar espalhando para o maior número de pessoas”, então, ele sonha em publicar, mas por enquanto, até que essa oportunidade aparece, segue brincando com as palavras, com seriedade vai cuidando delas e isso já o torna esse grande poeta da resistência.

Neste vídeo, um fragmento dessas inquietações que são do Eliezer, mas pertencem a tantas outras gentes também.

https://www.facebook.com/luzia.daconquista.7/videos/vb.100006462477564/1813852292173502/?type=3&theater

Eliezer Antunes de Oliveira. Um menino, poeta da resistência.

 

Publicado originalmente em http://desacato.info/eliezer-antunes-de-oliveira-um-menino-poeta-da-resi..., 28 de março de 2016.

AnexoTamanho
Image icon eliezer_poeta_pjmp_sc.jpg46 KB