Convoque-se!

É certo que as jornadas começaram. Sente-se pelos falatórios, o ânimo, os convites e as xingações. Esse é o tempo das tarefas mais difíceis, inscreva o seu nome na lista das convocações. Convoque-se, ocupe o seu lugar! Naquela frente faltam coordenadores; mais adiante os que lutam estão com sede; há feridos ali onde rufam os tambores. Convoque-se, faça a sua parte ou cairá nas mãos dos salteadores.

Convoque-se, não espere por chamados! O seu lugar é seu, ninguém pode ocupar. É sua a vaga reservada na trincheira; ocupe-a, chegou a hora de lutar! Coloque um sorriso nesses lábios, já endurecidos pelas decepções; lance ao diabo a amargura e o ressentimento, o momento exige novas posições! Levante-se e alargue as exigências; contemple-se com a sua proposição; o programa está aberto, abra também as portas do seu coração.

Não se prenda a resmungar sobre o passado, nem a condenar os desvios do itinerário; o que importa é que juntos estamos juntos, e os que não foram bons, no presente, são um mal ainda necessário. Faltam ombros para suportar as massas, que precisam fazer a travessia, deste vale construído com desgraças, onde reina a barbárie e a nostalgia. Todos servem quando a marcha se envereda, para lado do raiar do novo dia.

Por que as dúvidas sobre a utilidade? Se a qualidade depende da função? Pedras pisadas podem servir de ponte; texto sem rima formar uma canção. Pedras e pontes ficam onde serviram, quem vai em frente é a revolução. Convoque-se, não duvide nem reclame, dizendo que o processo é reformista. Ele mudará de consistência, na medida em que as ideias pessimistas forem transformadas em consciência, e verdadeiramente socialistas.

Invista-se! Entregue-se! Você é um patrimônio construído. Chega a hora de ser usufruído, doando-se como a água refrescante. Chegou o tempo de saber o que é ser militante, de uma causa maior que a governabilidade. Governos ficam e a causa segue em frente, se enfrentarmos os golpes e as tempestades.

Limpe o pigarro da garganta, solte o grito! Faça exercícios e longas caminhadas. Não perca tempo despoje de seu corpo, suores e gorduras acumuladas. Coloque um cinto e calce as suas botinas, proteja os braços com mangas alongadas. O corpo, a boca, a voz, a vida é tudo o que é preciso, para fazer esta marcha prolongada.

Anime-se, no fim está o começo! A história às vezes têm as suas fantasias. Há tempos que sumimos na realidade e em outros tempos renascemos na utopia. Convoque-se, não fique se esgueirando, também não espere por acenos, nas lutas, vamos ou não vamos, um corpo a mais é sempre um espaço a menos.

Chegou a hora do tudo e não do nada, por isso mesmo faça a sua parte; a luta é bela e se transforma em arte; a arte é luta nela representada. As posições devem ser disputadas, com a alegria de fazer mudanças; convoque-se, entre nesta dança, e brilhe com as suas habilidades, não dê asas nem faça crueldades, nossa causa não se move por vingança.

Convoque-se, não fique nessa: “Áh, porque ninguém me chama!”. Levante-se, pare de fazer drama, é hora de fazer o que a tempo não se faz: pegar pelos chifres o satanás e acabar para sempre o egocentrismo. Se só existe um lugar como passagem, é hora de encher-nos de coragem, para passarmos no lugar da transição ao socialismo.

Ademar Bogo - MST
Clique aqui para ler o artigo na sua forma original

A hora é agora!
A luta é já, porque o amanhã dos trabalhadores e trabalhadoras está ameaçado.
Nossa resistência é o que faz a diferença.
Todos e todas na Luta Contra o Golpe