Celebre o DNO no seu grupo neste dia 09 de julho!

O dia 09 de julho está chegando e nele nós da PJMP celebramos o DNO - Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular, fazendo muita reza, muita luta e muita festa por ocasião de mais um aniversário da PJMP.

Você e seu grupo de base têm à disposição o subsídio do DNO deste ano, um cartaz e alguns cantos que podem ser usados durante a celebração. Todos estes materiais estão logo abaixo para copiar e colar no seu computador, e mais abaixo você encontrará os arquivos originais.

Podem usar e compartilhar estes materiais com todos os jovens do meiio popular de sua paróquia!

Façamos juntos um grande Ileaô, uma grande maloca de união em oração com o Cristo Jovem Trabalhador ao nosso lado, para sairmos fortalecidos nas lutas que o amanhã nos trará.

Abraço PJMP para você!

CARTAZ DO DNO 2017

SUBSÍDIO DO DNO 2017 - CONTÉM O CARTAZ, O MOMENTO CELEBRATIVO E ALGUNS CÂNTICOS

CÂNTICOS SUGERIDOS PARA SEREM USADOS NO DNO 2017

 

Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular – DNO 2017

Águas e profecias: Luzes do meio popular gerando vidas

“Juventude e seu protagonismo, resistência e liberdade”


1.    Ambiente: 

Bandeiras, fotos que simbolizem a caminhada da PJMP nestes 39 anos, incenso ou alguma outra essência que perfume o ambiente, água, Bíblia e pequenas velas acesas iluminando o ambiente

2.    Acolhida:

Sejam todas e todos bem-vindos ao nosso momento celebrativo em alusão aos 39 anos da PJMP e marcando a abertura do ano de comemorações por seus 40 anos. Neste dia tão especial, nos colocamos em sintonia com nossos jovens, militantes, assessoraras e assessores presentes no Seminário Nacional de Militantes e Encontro Nacional de assessoras e assessores da PJMP realizando-se nas terras Potiguar, bem como com toda a juventude do meio popular presente nos quatro cantos do país. Que possamos rezar juntos e celebrar esta história tão bonita de fé e vida junto a juventude.

Quem preside:

Iniciemos este momento celebrativo, cantando: “Nas horas de Deus amém, Pai, Filho e Espírito Santo (BIS). Luz de Deus em todo canto, nas horas de Deus amém. (Zé Vicente)

3.    Memória da Caminhada:

Recordemos a caminhada, trazendo para o centro a memória de pessoas e momentos que fizeram e fazem parte do protagonismo da nossa história. Partilhemos nossas alegrias e desafios, nossa luta em favor da vida, nossos sonhos e utopias. 

Deixa o espaço para a partilha da memória da história

4.    Perdão por muitas vezes fraquejarmos na caminhada

Quem preside:

Seguindo o exemplo do papa Francisco, nós da PJMP, nos reconhecemos necessitados da misericórdia de Deus e pedimos perdão pelas omissões diante das práticas da injustiça no exercício profético da ação pastoral, dizendo: tende misericórdia de nós, Senhor! Ou outro refrão!

    Pedimos Perdão, ó Senhor, pelas vezes que não lutamos por um sistema político democrático;
    Pedimos perdão, ó Cristo, pelas vezes que não fomos misericordiosos, quando alguns setores da Igreja se mostraram indiferentes à sua opção preferencial pelos pobres;
    Pedimos perdão, ó Senhor, pela degradação da nossa casa comum causada pela ação humana. 

5.    Bênção da água

Benção das águas: uma/um jovem entra com água para simbolizar a purificação das nossas atitudes. Depois do gesto, o animador ou a animadora fará aspersão

6.    Acolhida do Evangelho

Comentário:
A nossa espiritualidade consiste em viver o projeto e seguir a prática de Jesus Cristo encarnado. Como Jesus, nós jovens da PJMP fazemos parte da classe empobrecida e oprimida deste país e temos anseios de libertação. Por isso nos identificamos com sua pessoa e projeto. Com o coração aberto acolhemos com alegria o Santo Evangelho cantado...

Canto: Tua palavra é luz do meu caminho (Zé Vicente). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 4,1-14

      (Breve momento de silêncio)

7.    Reflexão da Palavra...
Partilha sobre o texto bíblico e a caminhada da PJMP

8.    Credo da PJMP:

Animadas e animados pela Boa Nova de Jesus e nossa partilha, reafirmemos nossa fé.

1.    Creio nas jovens que trabalham nos canaviais: Plantam, Cultivam: usineiro tem avião e mandato; Ceifam; Sofrem: 25 reais para cada família por mês; Morrem. 
 Pelo açúcar derramado, Cremos na repartição.

2.    Creio nos jovens que trabalham nas roças todas: Plantam; Cultivam; Ceifam: melão tipo exportação; Sofrem: 17 % de analfabetos, Morrem.
 Pelo leite cortado das nossas mãos, Cremos na produção alternativa.

3.    Creio nas jovens que estudam nas escolas públicas: Ônibus pra lá e pra cá; Fome: onde foi parar o dinheiro da merenda escolar? Faltam professores, Faltam equipamentos; Morrem. 
Pelos professores comprometidos, Cremos na força da educação.

4.    Creio nos jovens operários: Cedo no mundo do trabalho, Cedo no mundo da vida, Gás, buzina, doença; Suor derramado por cima das máquinas, Morrem.
Pelo sindicato livre da corrupção, Cremos na força da organização.

5.    Creio nas jovens sem trabalho, sem emprego: Levam nome de vagabundos; Outros dizem: desocupados, Aquela roupa não pode ter, Aquele sonho vai-se na fumaça, Morrem.
Pela fala dos marginalizados, Cremos nas ações comunitárias.

6.    Creio nos jovens sem-terra, sem chão: Derrubam cercas; Gritam na frente do palácio; Caminham pelas estradas; Cortam o arame da maldição; Morrem.
Pela graça das ocupações, Cremos na restauração da vida.

7.    Creio nas jovens do meio popular: Um grupo pequeno ainda, organizado; Um grupo bem jovem; Um diz: não vai pra canto nenhum; Aquela animação não recebe o apoio necessário; Morrem. 
Pelos 39 anos da PJMP, Cremos na missão de renovar o Meio Popular.

8.    Creio na ressurreição da fé, pela organização: Das jovens que trabalham nos canaviais; Dos jovens que trabalham nas roças todas; Das jovens que estudam nas escolas públicas; Dos jovens operários; Das jovens sem trabalho, sem emprego; Dos jovens sem-terra, sem chão; Das jovens do Meio Popular; 
Pela vida de todos nós Cremos que ouvindo nossa voz Faremos desta terra um país de irmãos.

9.    Creio, também: No Pai do céu de grande bondade; Na Mãe do céu de grande maternidade;  No Filho de Deus companheiro de fraternidade; No Espírito Santo força de ânimo de santificação; Na Igreja, povo de Deus, instrumento de libertação, Nós somos do Meio Popular. 
Cremos na força de Jesus Cristo Presente no nosso meio. Nós somos do Meio Popular, Cremos que somos templo Do Divino Espírito Santo. Nós somos do Meio Popular, Cremos na administração do mundo, Que Deus Criador nos confiou. Amém. 


Comentário // partilha do pão:

Canto: Receber a comunhão (Pe. Campos) ou outro. 

Momento de envio:
 
Em círculo, de mãos dadas.

PJMP 39 ANOS DE MISSÃO E ARDOR PROFÉTICO NO MEIO POPULAR.

É com muita animação que neste 09 de julho de 2017 a nossa Pastoral do Meio Popular celebra mais um ano de missão e ardor profético com a celebração do DNO (Dia Nacional de Oração).  Nesta data, todos os grupos de Jovens de todos os cantos do Brasil se unem para em sintonia rezar, cantar e celebrar nossos 39 anos de vida e missão. Em todos esses anos de fortalecimento da mística e seguindo os passos de Jesus Cristo, a PJMP tem sido profeta para as demais juventudes e se encarrega do ofício que é continuar sendo sal e luz para o caminhar dos novos frescores que vêm surgindo em meio aos desafios sociais que são enfrentados todos os dias nesse contexto do desvalor, da cultura do descarte, do consumo exacerbado, da violência, injustiças sociais e da indignidade da política.

Celebrar o DNO é celebrar a fé naquilo que se acredita, é celebrar o amor, a vivência dos grupos de jovens que se reúnem para discutir, rezar, promover a sua juventude. É também ter tempo para falar com Deus num encontro pessoal e coletivo, a fim de se alegrar pela vida que nos é dada e o dom da missão. A celebração é um momento privilegiado em que Jesus se faz presente em nosso meio para fortalecer e animar a caminhada. E neste DNO, Deus nos presenteará mais uma vez com a graça de fazer viva a nossa tão amada pastoral e nos chama para o protagonismo da nossa história, pois será tempo de vigília, oração, e preparação para o nosso congresso Nacional em 2018 dos nossos 40 anos de luta, fé e missão galgados aos passos da edificação da civilização do amor.

Canto: Ileaô (Roberto Malvezzi)

ANEXOS:

1 - Tecendo (Edilson Barros e Flávio Passos)

Tecendo a gente se vai, ponteando aqui e acolá
Por mais que o véu esteja rasgado é preciso costurar

É hora de levantar, dar as mãos, romper barreiras e descobrir que não estamos sozinhos juntando forças, levantando nossas bandeiras. E a gente vai, tecendo caminho. 

Virtude é cuidar da vida, para não ser engolido pelo sistema que invade e nos satura. Em comunidade, convivendo, se acolhendo. E a gente vai, tecendo a ternura.

Retalhos de nossa história, memória e resistência com muito amor, dia e noite na labuta e com paixão, temos fé é certa a vitória. E a gente vai tecendo a luta. 

Este aconchego é tão bom, este encontro é uma beleza sonho lindo, criança, esperança que se faz neste país, justiça será fortaleza. E a gente vai, tecendo a paz. 

2 - Negra Mariama

Negra Mariama!
Negra Mariama chama!

Negra Mariama chama para enfeitar
O andor porta estandarte para ostentar
A imagem Aparecida em nossa escravidão
Com o rosto dos pequenos, cor de quem é irmão

Negra Mariama chama pra cantar
Que Deus uniu os fracos pra se libertar
E derrubou dos tronos os latifundiários
Que escravizavam pra se regalar

Negra Mariama chama pra dançar
Saravá esperança até o sol raiar
No samba está presente o sangue derramado
O grito e o silêncio dos martirizados

Negra Mariama chama pra lutar
Em nossos movimentos sem desanimar
Levanta a cabeça dos espoliados
Nossa companheira chama pra avançar

Negra Mariama!
Negra Mariama chama!

3 - Ouve meu povo (Zé Martins)

Ouve meu povo o senhor quer te falar
Fala senhor teu povo quer te escutar

Tua palavra é força em nosso caminhar é luz guiando para nos fazer chegar. É boa nova e nos faz acreditar na vida plena que vai se concretizar.

Tua palavra é que faz brotar a vida, não volta a ti se não tiver fecundado. Coração duro como terra ressequida, será de novo como chão fertilizado. 

Tua palavra é o nosso alimento. É agua pura saciando nossa sede. E mesmo assim não exige pagamento, é dom gratuito que se dá e não se vende. 

4 - Credo das Cebs (Carlo Tursi)

Nós cremos em Deus Criador, fonte dos universos,
Senhor de toda religião e Pai de todo ser.
Pra longe a Inquisição! Os credos são diversos...
Nós cremos no mistério do Amor que vai vencer!

E nós cremos na Igreja-Mãe que é comunidade
E tem sabor de CEBs para nós! 

 Nós cremos em Jesus que prometeu justiça aos pobres,
Que ensinou discípulos a não querer poder!
Não cremos nos pastores aliados com os nobres!
"Primeiros serão últimos..." - é preciso crer pra ver!

Nós cremos no Espírito que incita com seu fogo
Os corações proféticos a levantar a voz
Contra toda exclusão: A vida está em jogo!
Entrar na luta é pra já! "Aleluia" é pra depois...

 Estamos com Maria e também com Madalena!
Queremos mais amor de mãe, carinho de mulher!
Tradições de homens só não valem mais a pena...
Nós cremos, sim, em Débora, em Sara e Ester!

5 - Receber a comunhão (Pe. Campos)

Receber a comunhão, com este povo sofrido, é fazer a aliança com a causa do oprimido

Celebrar a eucaristia, a vida a gente consome, ao lutar pela justiça, acabando com a fome, pra que o outro seja gente, pra que ele tenha nome.

Celebrar a eucaristia com famintos e humilhados, com o pobre lavrador, sem ter nada no roçado, é estar em comunhão com Jesus crucificado.

Celebrar a eucaristia é também ser torturado, é ser perseguido e preso, é ser marginalizado, ser entregue aos tribunais numa cruz pra ser pregado.

Celebrar a eucaristia com o irmão operário que passa vida apertada por não ter um bom salário, é sonhar com um tempo novo: Terra, pão e bom trabalho.

Vai também ao nosso lado, nesta santa eucaristia, a companheira de luta, a satã Virgem Maria, guardará no coração, do seu povo a agonia. 

6 - Ileaô (Roberto Malvezzi)

ILEAÔ, ILEAÔ / A JUVENTUDE É A BANDEIRA DO AMOR!
COM O CORAÇÃO, COM AS DUAS MÃOS / COM TODO O POVO A GENTE FAZ UM MUNDO NOVO!

Pelos campos, cidades e vilas / No trabalho ou então desempregados / Nas caatingas, nas fábricas, nas filas
Com muita força e coragem de lutar / É a juventude do Meio Popular.

Somos filhos de trabalhadores / A nossa classe é a classe popular / Mas temos sonhos e também muitos amores
Também queremos trabalhar, participar / É a juventude do Meio Popular.

Nossa luta é pelo engajamento / No nosso bairro e também no sindicato / Nós precisamos ficar todos unidos
Pra conquistar nosso direito que é negado / É a juventude do Meio Popular.

A política partidária é outra coisa / Que não pode ser deixada de lado / Nós precisamos mudar esse sistema
Que faz o pobre viver sempre massacrado / É a juventude do Meio Popular.

Nossa força quem nos dá é Jesus Cristo / Que nos empurra e ilumina o caminho / Pois ele é o nosso companheiro
Que pelos pobres sempre tem muito carinho / É a juventude do Meio Popular.

 

CÂNTICOS
PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR PJMP 

01.  ILEAÔ - Hino da PJMP

ILEAÔ, ILEAÔ / A JUVENTUDE É A BANDEIRA DO AMOR! COM O CORAÇÃO, COM AS DUAS MÃOS / COM TODO O POVO A GENTE FAZ UM MUNDO NOVO!

1 - Pelos campos, cidades e vilas / No trabalho ou então desempregados / Nas caatingas, nas fábricas, nas filas. Com muita força e coragem de lutar / É a juventude do Meio Popular.

2 - Somos filhos de trabalhadores / A nossa classe é a classe popular / Mas temos sonhos e também muitos amores, Também queremos trabalhar, participar / É a juventude do Meio Popular.

3 - Nossa luta é pelo engajamento / No nosso bairro e também no sindicato / Nós precisamos ficar todos unidos, Pra conquistar nosso direito que é negado / É a juventude do Meio Popular.

4 - A política partidária é outra coisa / Que não pode ser deixada de lado / Nós precisamos mudar esse sistema, que faz o pobre viver sempre massacrado / É a juventude do Meio Popular.

5 - Nossa força quem nos dá é Jesus Cristo / Que nos empurra e ilumina o caminho / Pois Ele é o nosso companheiro / Que pelos pobres sempre tem muito carinho / É a juventude do Meio Popular.

 

02.  REFRÕES

1 – Teu sol não se apagará, tua lua não será minguante,
Porque o Senhor será tua luz, ó povo que Deus conduz!

2 – Tua palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor.
Lâmpada para os meus pés, 
Senhor, luz para o meu caminho. 
Lâmpada para os meus pés,
Senhor, luz para o meu caminho.

3 – Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.

 

03. BAIÃO DAS COMUNIDADES

Somos gente nova vivendo a União
Somos povo semente da nova Nação, ê, ê
Somos gente nova vivendo o amor
Somos comunidade, povo do Senhor.

1 - Vou convidar, meus irmãos trabalhadores,
Operários, lavradores, biscateiros e outros mais.
E juntos vamos celebrar a confiança
Nossa luta na esperança de ter terra, pão e paz.

2 - Vou convidar os índios que ainda existem
As tribos que ainda insistem no direito de viver.
E juntos vamos reunidos na memória
Celebrar uma vitória que vai ter de acontecer.

3 - Convido os negros, irmãos no sangue e na sina
Seu gingado nos ensina a dança da redenção.
De braços dados, no terreiro da irmandade
Vamos sambar de verdade, enquanto chega a razão.

4 - Vou convidar Oneide, Rosa, Ana e Maria
A mulher que noite e dia luta e faz nascer o amor.
E reunidos no altar da liberdade
Vamos cantar na verdade, vamos pisar sobre a dor.

5 - Vou convidar a criançada e a juventude
Tocadores nos ajudem, vamos cantar por aí
O nosso canto vai encher todo país,
Velho vai dançar feliz, quem chorou vai ter que rir.

6 - Desempregados, pescadores, desprezados,
E os marginalizados venham todos se ajuntar
à nossa marcha pra nova sociedade
quem nos ama de verdade, pode vir, tem um lugar.

 

04. EU QUERO VER (Zé Vicente)

Eu quero ver, eu quero ver acontecer.
Um sonho bom, sonho de muitos, acontecer.

1 - Nascendo da noite escura / A manhã futura trazendo amor. / No vento da madrugada
A paz tão sonhada brotando em flor / Nos braços da estrela guia/ A alegria chegando da dor

2 - Na sombra verde florida / Crianças em vida brincando de irmãos / No rosto da juventude
sorriso e virtude virando canção. / Alegre e feliz camponês / Entrando de vez na posse do chão.

3 - Um sorriso em cada rosto / Uma flor em cada irmão / A certeza na estrada, o amor no coração. / E uma semente nova escondida / Em cada palmo deste chão.

4 - Sonho que se sonha só pode ser pura ilusão. / Sonho que se sonha juntos é sinal de solução. / Então vamos companheiros, / Sonhar ligeiro sonhar em mutirão.

 

05. COMO UMA ONDA

Nada do que foi será
de novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas como o mar
Num indo e vindo infinito

Tudo o que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo.
Tudo muda o tempo todo no mundo
Não adianta fugir, nem mentir
Pra si mesmo agora. Há tanta vida lá fora.
E aqui dentro sempre como uma onda no mar,
como uma onda no mar, como uma onda no...

 

06.  POVO NOVO

1 - Quando o Espírito de Deus soprou / O mundo inteiro se iluminou / A Esperança na terra brotou / E um povo novo deu-se as mãos e caminhou

Lutar e crer, vencer a dor. Louvar o criador / Justiça e paz hão de reinar, E viva o amor.

2 - Quando Jesus a terra visitou / A boa nova da justiça anunciou / O cego viu, o surdo escutou / E os oprimidos das correntes libertou.

3 - Nosso poder está na união / O mundo novo vem de Deus e dos irmãos / Vamos lutando contra a divisão / E preparando a festa da libertação.

4 - Cidade e campo se transformarão / Jovens unidos na esperança gritarão / A força nova é o poder do amor / Nossa fraqueza é força em Deus libertador.

 

07.  MOMENTO NOVO

1 - Deus chama a gente para um momento novo / de caminhar junto com seu povo. / É hora de transformar o que não dá mais / Sozinho, isolado, ninguém é capaz.

Por isso, vem. / Entra na roda com a gente também. / Você é muito importante. (bis)

2 - Não é possível crer que tudo é fácil. / Há muita força que produz a morte / Gerando dor, tristeza e desolação. / É necessário unir o cordão.

3 - A força que hoje faz brotar a vida, / Atua em nós pela sua graça / É Deus quem nos convida pra trabalhar. / O amor repartir e as forças juntar.

 

08. IRÁ CHEGAR

Irá chegar um novo dia,
Um novo céu, uma nova terra, um novo mar.
E neste dia os oprimidos
Numa só voz a liberdade irão cantar.

1 - Na nova terra o negro não vai ter corrente
E o nosso índio vai ser visto como gente.
Na nova terra o negro, o índio e o mulato,
O branco e todos vão comer no mesmo prato.

2 - Na nova terra o fraco, o pobre e o injustiçado,
Serão juízes deste mundo de pecado.
Na nova terra o forte, o grande e o prepotente
Irão chorar até ranger os dentes.

3 – Na nova terra a mulher direitos,
Não sofrerá humilhações nem preconceitos.
O seu trabalho todos irão valorizar,
Das decisões ela irá participar.

4 – Na nova terra os povos todos irmanados,
Com sua cultura e direitos respeitados,
Farão da vida um bonito amanhecer,
Com igualdade no direito de viver

 

09. OFERTÓRIO DO POVO

Quem disse que não somos nada Que não temos nada para oferecer.
Repare nossas mãos abertas Trazendo as ofertas do nosso viver.  (Bis)

1 -  A fé do homem nordestino / que busca um destino, um pedaço de chão / a luta do povo oprimido que abre caminho / transforma a nação.

Ô, ô, ô, ô, recebe Senhor. (Bis)

2 - Retalhos de nossa história / bonitas vitórias que meu povo tem / Palmares, Canudos, Cabanos, / são lutas de ontem e de hoje também / Ô, ô, ô, ô, recebe Senhor. (Bis)

3 - Aqui trazemos a semente / sangue desta gente que fecunda o chão / do gringo e tantos lavradores / santos e operários em libertação.

Ô, ô, ô, ô, recebe Senhor. (Bis)

4 -  Coragem de quem dá a vida / seja oferecida neste vinho e pão / é força que destrói a morte / e muda nossa sorte, é Ressurreição.

Ô, ô, ô, ô, recebe Senhor. (Bis)

 

10. PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

1 - Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Somos todos iguais / Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas / Campos, construções
Caminhando e cantando / E seguindo a canção...

Vem, vamos embora / Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer...(2x)

2 - Pelos campos há fome / Em grandes plantações
Pelas ruas marchando / Indecisos cordões
Ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores / Vencendo o canhão...

3 - Há soldados armados / Amados ou não
Quase todos perdidos / De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam / Uma antiga lição:
De morrer pela pátria / E viver sem razão...

4 - Nas escolas, nas ruas / Campos, construções
Somos todos soldados / Armados ou não
Caminhando e cantando / E seguindo a canção
Somos todos iguais / Braços dados ou não...

5 - Os amores na mente / As flores no chão
A certeza na frente / A história na mão
Caminhando e cantando /  E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando / Uma nova lição...

 

11. BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS

1 - Buscai primeiro o Reino de Deus / E a sua justiça
E tudo mais vos será acrescentado / Aleluia! Aleluia!

2 - Não só de pão o homem viverá, / Mas de toda palavra
Que procede da boca de Deus / Aleluia! Aleluia!

3 - Se vos perseguem por causa de mim / Não esqueçais o porquê
Não é o servo maior que o Senhor / Aleluia! Aleluia!

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia

 

12. FORÇA DE PAZ (Zé Vicente)

1 - O pão sofrido da terra, Na mesa da refeição
O pão partido na mesa, Se torna certeza
E se faz comunhão.
"O corpo do meu Senhor, É força viva de paz." (bis).

2 - Vinho de festa e alegria, É vida no coração
Vinho bebido na luta Se torna conduta de libertação.
 "O sangue do meu Senhor É força viva de paz." (bis)

3 - Palavra vinda do Reino, Na boca de cada irmão
Palavra que fortalece, Anima e esclarece a nossa união
"Palavra do meu Senhor, É força viva de paz" (bis)

4 - Flores dos jardins, dos campos,
Sorriso exposto no altar. Flores molhadas no pranto De quem deu a vida pra vida mudar.
"A vida de quem tombou É força viva de paz." (bis)

5 - Louvor que nasce da história Do dia-a-dia do povo. Louvor ao Deus verdadeiro
Fiel justiceiro Pai do mundo novo.
"O nome do meu Senhor, É força viva de paz." (bis)

 

13. PAI NOSSO DOS MÁRTIRES

Pai nosso dos pobres marginalizados,/ Pai nosso dos mártires, dos torturados!

1 -Teu nome é santificado/ naqueles que morrem defendendo a vida,/ teu nome é glorificado/ quando a justiça é nossa medida./ Teu Reino é de liberdade,/ de fraternidade, paz e comunhão./ Maldita toda a violência que devora vida pela repressão./ Ô, ô, ô, ô. Ô, ô, ô. Ô, ô, ô, ô.

 2 - Queremos fazer tua vontade./ És o verdadeiro Deus Libertador./ Não vamos seguir as doutrinas/ corrompidas pelo poder opressor./ Pedimos-te o Pão da Vida,/ o Pão da segurança, o Pão das multidões./ O Pão que traz humanidade,/ que constrói homens em vez de canhões. Ô, ô, ô, ô.

3 - Perdoa-nos quando, por medo,/ ficamos calados diante da morte!/ Perdoa e destrói os reinos/ em que a corrupção é a lei mais forte./ Protege-nos da crueldade, dos latifundiários, dos prevalecidos./ Pai nosso Revolucionário,/ parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos. Ô, ô, ô, ô.

 

14. ROMARIA

1 - É de sonho e de pó/ o destino de um só / Feito eu perdido m pensamento sobre o meu cavalo. / É de laço e de nó, de gibeira o jiló / Dessa vida cumprida a sol.

Sou caipira, pirapora, nossa / Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura / E funda o trem da minha vida. (bis)

2 - O meu pai foi peão, minha mãe solidão. / Meus irmãos perderam-se na vida à custa de aventuras, / Descansei, joguei, investi, desisti. / Se há sorte, eu não sei, nunca vi.

3 - Me disseram, porém, que eu viesse aqui. / Pra pedir de romaria e prece paz nas desventuras.  / Como eu não sei rezar, só queria mostrar / Meu olhar, meu olhar, meu olhar.

 

15.  DEIXA-ME SER JOVEM

Deixa-me ser jovem, Não me impeça de lutar
Pois a vida nos convida A uma missão realizar. (bis)

1 - Deixa-me ser jovem, Ser livre pra sonhar
Não reprima não reprove, O meu jeito de amar.
Fazer também a história e não ser ignorado
Preservar os meus valores e não ser massificado.

2 - Muitos jovens sem saber esbanjam sua idade
Alterados se entregam aos dragões da sociedade
Não me sinto revoltado, mas quero me explicar.
De tanto ser explorado, eu me pus a protestar.

3 - Não nasci para servir como peça de engrenagem
Nem ser coisa que se vende ou se compre por vantagem
Quero ser considerado como ser filho de Deus,
realizar os meus anseios cada vez sendo mais eu.

 

16. A LAMPARINA

NÃO DEIXE A LAMPARINA APAGAR (BIS) / POIS NINGUÉM SABE A HORA QUE O NOIVO VAI CHEGAR (BIS)

Saíram prum casamento dez muito lindas meninas / Levando nas mãos acesas, dez formosas lamparinas
Saíram pra fazer parte de um cortejo bem solene / Mas como eram descuidadas não levaram querosene.

A noite foi escurecendo, o noivo foi demorando / As meninas se assentaram pela estrada cochilando
Mas quando deu meia-noite só se ouviu foi a zuada / Era o noivo que chegava e a lamparina apagada.

As meninas cuidadosas acenderam as lamparinas / Mas não tinha querosene nas das cinco outras meninas
Pediram emprestado às outras e chorando suplicaram / Mas com medo que faltasse prontamente lhes negaram.

 

17. ATENDA O CHAMADO

Chamado do meu Deus eu atendi / Quando a situação aqui / Maltratava o meu irmão / E hoje continua a maltratar, tem irmão que não tem lar / É tanta coisa a se ajeitar / Atenda o chamado, mude este quadro / Vamos denunciar

Atenda o chamado, mude este quadro / Vamos anunciar / Que a palavra da verdade vai mostrar / O caminho para encontrar o amor; Que a palavra da verdade vai salvar / Da mentira de uma vida só de dor /

Pensando nisso, vamos decidir / É preciso refletir na hora da solução / Comunidade unida vai lutar / Sempre em busca de um lugar / Onde a justiça vai reinar

 

18. É BONITA DEMAIS

É BONITA DEMAIS, É BONITA DEMAIS A MÃO DE QUEM CONDUZ A BANDEIRA DA PAZ. (BIS)

1 - É a paz verdadeira que vem da justiça irmão.
É a paz da esperança que nasce dentro do coração. (2x)

 2 - É a paz da verdade, da pura irmandade do amor.
Paz da comunidade que busca a igualdade ô, ô, ô. (2x)

3 - Paz que é graça e presente na vida da gente de fé.
Paz do Onipotente Deus da nossa frente Javé. (2x)

(No bis se canta AXÉ)

 

19. ATENDENDO O CHAMADO

1 - Chamado do meu Deus eu atendi / Quando a situação aqui / Maltratava o meu irmão / E hoje continua a maltratar Tem irmão que não tem lar / É tanta coisa a se ajeitar.

Atenda o chamado, mude este quadro / Vamos denunciar. Atenda o chamado, mude este quadro / Vamos anunciar / Que a palavra da verdade vai mostrar / O caminho para encontrar o amor. Que a palavra da verdade vai salvar / Da mentira de uma vida só de dor.

2 - Pensando nisso, vamos decidir / É preciso refletir / Na hora da solução / Comunidade unida vai lutar / Sempre em busca de um lugar / Onde a justiça vai reinar.

3 - Nosso chamado vem sempre a partir / Da resposta que eu pedi / Por que tanta exploração? Se alguém anda sempre a se perguntar / Com o povão venha lutar / E vamos juntos transformar.

 

20. NEGO NAGÔ

1 - Eu vou tocar minha viola, / eu sou o nego cantador. / O negro canta deita e rola / lá na senzala do Senhor.

Dança aí, Nego Nagô! Dança aí, Nego Nagô!
Dança aí, Nego Nagô! Dança aí, Nego Nagô - ô - ô -ô -ô -ô -ô...

2 - Tem acabar com essa história, / de o negro ser inferior. / O negro é gente e quer escola, / quer dançar samba e ser doutor.

3 - O negro mora em palafita, / não é culpa dele não, / A culpa é da abolição,/ que veio e não o libertou.

4 - Vou botar fogo no engenho / aonde o negro apanhou. / O negro é gente como o outro: / quer ter carinho e quer amor.

 

21. O QUE VALE É O AMOR

Se é pra ir pra luta, eu vou
Se é pra tá presente, eu tô. Pois na vida da gente
O que vale é o amor. (bis)

1 - É que a gente junto vai / Reacender estrelas vai / Replantar nosso sonho em cada coração / Enquanto não chega o dia / Enquanto persiste a agonia / A gente ensaia o baião:

Lauê, Lauê, Lauê, Lauê

2 - É que a gente junto vai / Reabrindo caminho vai / Alargando a avenida pra festa geral  / Enquanto não chega a vitória / A gente refaz a história / Pro que há de ser afinal/ Lauê, Lauê, Lauê, Lauê

3 - É que a gente junto vai / Vai pra rua de novo, vai / Levantar a bandeira do sonho maior
Enquanto eles mandam, não importa / A gente vai abrindo a porta / Quem vai rir depois, rir melhor / Lauê, Lauê, Lauê, Lauê,

4 - Esse amor tão bonito vai / Vai gerar nova vida, vai / Cicatrizar feridas, fecundar a paz / Enquanto governa a maldade / A gente canta a liberdade / O amor não se rende jamais./ Lauê, Lauê, Lauê, Lauê.

 

22.  GLÓRIA DOS POBRES

1- Glória a Deus nas alturas!  / É o canto das criaturas. (Bis)
Rios e matas se alegram  / Teus pobres por Ti esperam. (Bis)
Paz pára o povo sofrido, é o grito do oprimido. (Bis)
A terra mal repartida clama por tua justiça (Bis).

Glória, glória, glória Te damos Senhor.
Glória, glória, venha Teu reino de amor!

2 - Glória a Jesus nosso guia!
Filho da Virgem Maria (Bis)
Veio pro meio dos pobres,
Pra carregar nossas dores! (Bis)
Filho do Altíssimo Deus, Por nós na cruz padeceu! (Bis)
Venceu a morte e a dor Pra nos dar força e valor! (Bis)

3 - Glória ao Espírito Santo,
Que nos consola no planto. (Bis)
Que orienta a Igreja Pra que do pobre ela seja (Bis)
Que deu coragem a Pedro
E aos santos seus companheiros (Bis)
Que hoje junta esse povo
A buscar um mundo novo! (Bis).

 

23. NEGRA MARIAMA

Ave, cheia de graça
Ave, cheia de amor
Salve, ó Mãe de Jesus
A ti, nosso canto e nosso louvor
Salve, ó Mãe de Jesus
A ti, nosso canto e nosso louvor

Mãe do criador, rogai
Mãe do salvador, rogai
Do libertador, rogai por nós
Mãe dos oprimidos, rogai
Mãe dos perseguidos, rogai
Mãe dos desvalidos, rogai por nós.

Mãe do bóia-fria, rogai
Causa da alegria, rogai
Mãe das mães Maria, rogai por nós
Mãe dos humilhados, rogai
Dos martirizados, rogai
Marginalizados, rogai por nós

 

24. MISTÉRIOS

Todas as coisas são mistérios (4x)

1 - O que me faz viver, o que me faz te amar. / Nem sequer quando penso em você / Não consigo explicar;
o vento que sopra na rosa / A luz que brilha no teu olhar
O que ferve aqui dentro do peito ao te beijar.

2 - Porque tanta dor pelas ruas? / Porque tanta morte no ar
Porque os homens promovem a guerra / Em nome da paz
Porque o cientista não mostra / Um jeito bem feito afinal
Que seja vacina do amor / Contra o vírus do mal.

3 - Aquele encanto surpreso / Aquela emoção ao te ver
Não me peça qualquer explicação / Eu não posso dizer o que há de segredo amanhã
O que vai ser do meu coração / Te procuro amor, por favor
Neste instante o que vale é a Canção.