Carta Política da PJMP

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
COMISSÃO EPSCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE
PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR

“A política partidária é outra coisa
que não pode ser deixada de lado”
(Hino da PJMP)

Companheiros, companheiras,

Reunidas na cidade de Goiânia, nos dias 27, 28 e 29 de maio em encontro ampliado, a Coordenação Nacional (CNPJMP) e a Comissão Nacional de Assessores da PJMP (CNAPJMP) lançaram o olhar sobre a conjuntura social e política brasileira. Percebemos que muito há a se fazer para garantir vida digna para grande parte dos brasileiros. Percebemos também que muitos dos direitos adquiridos pela classe popular ao longo dos últimos treze anos estão seriamente ameaçados pelas forças reacionárias que usurparam o poder executivo no nosso país.

Nosso chão é de luta e nossa espiritualidade é mística de ternura que impulsiona a resistência. Neste sentido, não podemos deixar de manifestar uma palavra de ânimo aos nossos grupos de base, militantes, pré-candidatos e pré-candidatas a respeito das eleições municipais de 2016.

A política partidária é coisa que não pode ser deixada de lado por nossos grupos de base e militantes, pois ela é espaço de tomada das decisões que interferem diretamente na vida das pessoas. É por meio das eleições, da vitória nas urnas, que se legitimam aqueles e aquelas que exercerão o poder executivo e legislativo. Não há atalhos, nem outros caminhos válidos.

A PJMP não se confunde com um partido; nossa militância não é militância de um partido ou de um grupo deles; vai muito além, é seguimento de Cristo; é construção de uma sociedade fraterna, justa e solidária, sinal do Reino de Deus na Terra. Por isso é preciso tomar partido, abraçando a luta daqueles é daquelas que comungam com o projeto popular. Onde for possível, que nossos grupos de bases e militantes construam, apóiem e ajudem a eleger candidaturas que nasçam do seio pastoral.

Nossos jovens e militantes que pretendem se candidatar sintam-se completamente apoiados pela coordenação nacional da PJMP nesta luta. Jamais se esqueçam do compromisso ético com a verdade, a justiça, o amor e a paz. Que as reivindicações da classe popular sejam bandeira de campanha e, mais ainda, que fomentem a práxis no exercício dos mandatos conquistados. Que a legitimação dos direitos das mulheres, da comunidade LGBT, dos negros, dos índios, das minorias sociais, sejam pautas nos debates nas eleições e no exercício do poder.

A denúncia profética das situações de exploração e exclusão estejam presentes na caminhada política. Dê-se total apoio à construção e consolidação de políticas públicas que gerem vida é dignidade para as juventudes, bem como que se combata sem medo a cultura da violência e da intolerância, raiz do extermínio da juventude, das perseguições à diversidade religiosa e fomentadora da cultura da violência domestica e do estupro.

Conquanto muitas vezes tenha sido usada apenas para perpetuar privilégios da elite, a política, por definição, é a arte pela qual se exerce o bem comum. Oxalá saibamos conquistar vagas nas Câmaras de Vereadores, nas Prefeituras e vice-prefeituras para ampliar a luta por políticas de inclusão, que garantam direitos e dignidade a todos, sobretudo aos mais pobres da sociedade.

Goiânia - GO, 29 de maio de 2016.

CNPJMP - Comissão Nacional de Jovens da PJMP
CNAPJMP - Comissão Nacional de Assessores da PJMP