Carta Pedagógica - reunião da CN e CNA PJMP em Goiânia - 29/09 a 01/10/2017

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB

COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE - CEPJ

PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR - PJMP

 

PJMP 40 ANOS: Águas e profecias: Luzes no Meio Popular gerando Vidas.

Juventude e seu protagonismo, resistência e liberdade.

 

Messias, Alagoas, setembro de 2017.

 

CARTA PEDAGÓGICA

Irmãs e Irmãos, Companheira e Companheiro de caminhada, no dia 09 de julho de 2017, em Parnamirim – RN, comemoramos os 39 anos da nossa querida Pastoral da Juventude do Meio Popular, nascida em Recife-PE, no ano de 1978. A PJMP foi gestada a partir do sonho de muitos jovens das periferias que suscitaram o desejo da construção de uma Pastoral de Juventude específica do meio popular que busque "[1]Evangelizar os e as jovens da classe popular no meio em que eles vivem e atuam, anunciando a Pessoa e o Projeto de Jesus Cristo Libertador com vista a uma prática libertadora na igreja, na sociedade, na família e em todos os momentos de sua vida." O sonho teve sua semente plantada, regada da água boa por diversas mãos com ternura e resistência, logo brotou, esparramou e criou raízes proféticas aos quatro ventos.

Desde 1993, as diversas mãos que plantaram, cuidaram e regaram continuam no trabalho da semente, se encontram a cada 5 anos para celebrar e agradecer ao Deus da vida pelos frutos do trabalho que nunca foi fácil. Nesse sentido, iniciamos a preparação para celebrarmos e festejarmos o nosso grande ILEAÔ, casa do terreiro abençoado, 40 anos de Profecia e Luzes na Vida de tantos jovens que amam, que brigam, que estão desempregados, que tentam conciliar os horários de estudo e trabalho,  com a vida também dedicada aos encontros e articulações do grupo de jovens da sua comunidade ou  de diversos grupos (dependendo da estrutura que está inserido), jovens que sonham, e tornam-se lamparinas acesas em todos os lugares ocupam, jovens que gritam também libertação e justiça social. 

Nessa acepção, a juventude do meio popular organizada desde a base vêm se programando para a grande ciranda que será o congresso nacional da PJMP no estado de Goiás. Isto nos traz a compreensão que nós, presentes nas estruturas nacionais temos uma longa jornada pela frente além das demandas e atribuições que nos foram dadas desde janeiro de 2016.

Por este e demais motivos denomino esta pequena epístola como carta pedagógica. O grande educador popular Paulo Freire por diversas vezes escreveu cartas pedagógicas a fim de sistematizar experiências realizadas. As cartas pedagógicas facilita também na desenvoltura do valor da autocrítica que cada militante deve efetuar.

[2]A intenção das cartas pedagógicas, como diz Freire, é a de oferecer aos leitores(as) uma visão dinâmica das atividades que estamos desenvolvendo e a reflexão de alguns problemas que elas suscitam.

As primeiras comunidades cristãs junto com o apóstolo Paulo também adotaram o mesmo método de diálogo e sistematização de experiências vividas no serviço pastoral.  Na PJMP esta metodologia é histórica, lembro de companheiros do regional nordeste 2 que contavam as histórias e as diversas sensações que suscitavam ao receber as cartinhas de Hélio Nascimento (hoje padre Hélio). No período de 2014 até 2016 escrevemos muitas cartas a sociedade, aos grupos de base e a Igreja sobre nossos encontros, escolas, reuniões, seminários, contra a redução da maior idade penal que atualmente tramita no senado, contra o golpe parlamentar e judiciário em 2016 e diversas posições diante do tão conturbado contexto político que ainda revigora.

No tempo da comunicação simultânea, do avanço da universalização da comunicação por meio das redes sociais de internet e aplicativos digitais muitas vezes nos apropriamos destes meios, mas falhamos ao não sistematizar as questões que foram postas no ato da tentativa de se comunicar e isso por muitas vezes interrompe um processo metodológico e podendo até causar diversas incompreensões até das nossas funções nos espaços atribuídos.

Diante do que já foi exposto apresento a proposta que cada representantes do estados onde está a PJMP apresente suas cartas pedagógicas, as alegrias e as frustrações pessoais, do coletivo e ou/coordenação dos estados.

Nos dias 29 a 30 de setembro e 01 de outubro reuniremo-nos em Goiânia – GO para dialogarmos sobre a caminhada, os sonhos e sementes plantadas. Para facilitar esse processo precisamos nos organizar metodologicamente e recuperar os antigos relatórios, principalmente tentar visualizar as demandas e encaminhamentos surgidos. Há alguns meses atrás surgiram diversos diálogos sobre as demandas e os prazos, porém, mais uma vez se interrompeu este processo. Com isso recuperei um painel apresentado pela companheira Aurislane e atualizei algumas, programação e pequenas coisas que já foram ou estão sendo realizadas, este painel assim como agenda e outros materiais seguem em anexo. A companheirada de Goiás informará deverá passar informações referente a local da reunião, traslados (aeroporto e rodoviária), taxas de contribuição e material de uso pessoal e cuidados.

É importante de cada um e cada uma participe dessa reunião e nos reconheçamos como companheiras e companheiros que mesmo com suas diversas limitações e realidades busquemos juntos o gostoso aconchego que tanto cantamos.  Cada dia tem sido mais difícil para muitos de nós seguirmos no serviço pastoral da construção do tão sonhado Reino, mas não chegaremos a vitória do Cristo libertador e ressuscitado sem passarmos pelo calvário.

Amém, Axé, Auerê, Aleluia!

Wellington Neto da Silva
Secretário Nacional da PJMP.

 

ANEXO 1 - PROGRAMÇÃO

 

Dia 29/09/2017 – coordenação: Heider e Ulisses

Manhã: Acolhida (Goiás)

12hs – Almoço

13h30min – Oração Inicial (Paraíba)

14hs – Início das atividades/ diálogos:

  • Leitura das cartas pedagógicas (estados e secretário);
  • Encaminhar as demandas que podem surgir nas cartas;

14h40min – Agendas CEPJ, Pastorais de Juventude, Pastorais Sociais, núcleo de comunicação e informes diversos (Wellington)

15hs – lanche/animação (coletivo)

15h10min – Olhar sobre a infraestrutura local do V congresso: repasse e contextualização referente apenas a infraestrutura e apresentação de projetos e parceiras locais (Goiás).

15h40min – Diálogo entre a plenária

18hs – Mística (Pernambuco)

19hs – Jantar

20hs – Trabalho nas equipes de metodologia, mobilização e comunicação: olhar as demandas realizadas e não realizadas, rever o último relatório e acrescentar ou reformular algum ponto a partir das propostas vindas dos grupos de jovens dos estados e orientações da CNBB. 

21hs – Mística (Espirito Santo)

21h10 – Descanso.

 

Dia 30/09/2017 – Coordenação: Aurislane e Charles

7hs – Café

8hs – Mística da manhã (Alagoas)

8h30min – Apresentação das equipes e diálogos na ampliada

10hs – Lanche e animação (coletivo)

10h15min – apresentação dos acordos feitos na ampliada referente ao que foi apresentado pelas equipes (coordenação do dia)

10h30min – Lançamento da segunda fase do concurso do hino dos 40 anos da PJMP.

11h30min - Diálogos, escolha e possível lançamento oficial da arte e cartaz do congresso

12h30min – Almoço

14hs – Mística (Bahia)

14h20min - Produção de material, visualizar os textos, texto base, propostas de encontros e cartas pendentes. A produção do material deverá ser elaborada na tarde inteira do sábado

15h30min – Lanche e animação (coletivo)

14h40min – Continuação dos trabalhos de produção

19hs – Jantar

20hs – Noite Cultural (Goiás)

 

Dia 01/10/2017 – Coordenação: Débora e Edvaldo

07h30min – Café

08h30min - Mística da manhã

9hs – Apresentação dos materiais produzidos, avaliação das produções e compilação

12hs – Mística de envio para casa

12h30 – Almoço.

 

Anexo 2: Quadro de demandas das duas últimas reuniões

DEMANDAS CN e CNA DA PJMP – 2016 – 2018

 

DEMANDAS

RESPONSÁVEIS

PRAZOS

SITUAÇÃO

OBS

 

REUNIÃO MAIO DE 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REUNIÃO OUTUBRO DE 2016

- Acompanhar as equipes do Congresso (Infraestrutura, metodologia e captação de recurso)

Wellington

Até o Congresso

 

 

- Equipe de infraestrutura do Congresso

Equipe do Estado

Até o Congresso

 

 

- Indicar um nome para acompanhar a equipe dos Jovens Conectados.

Toda a comissão

Sem prazo

 

 

- Elaborar uma proposta de roteiro para o Congresso

Wlisses, Alice, Leoneide e Heider

Fim da presente reunião

Elaborado na reunião de março de 2017

 

- Equipe de metodologia do Congresso

Edvaldo, Ullisses, Dandara, Pe. Antonio, Alice e equipe do Estado

Até o Congresso

Elaborado na reunião de março de 2017

 

- Equipe de captação de recursos

Paulo, Pe. Tadeu e equipe do Estado

Até o Congresso

Formou-se uma equipe operativa local de Goiás

 

- Criar um selo para os 40 anos

Paulo

Julho de 2017

Realizado

 

- Construir uma proposta de oração para o Congresso

Wlisses, Jesuana, Pe. Tadeu e Pe. Antonio

Janeiro de 2017

Não realizado

 

- Pensar como envolver mais bispos e padres locais.

Toda a comissão

 

Em processo

 

- Construir um subsídio sobre participação política

Redelson, Carlos Marcelo e Edvaldo

Janeiro de 2017

Não realizado

 

- Enviar o relatório da última reunião de articulação das pastorais sociais

Danilo

Fim da presente reunião

Realizado

 

- Produzir texto sobre gênero e juventude negra (articulação das pastorais sociais)

Ulisses e Rúbia

 

Não realizado

 

- Produzir texto sobre clericalismo e fé libertadora

Ulisses, Lane e Rafael

Janeiro de 2017

Não realizado

 

- Tradução do livro de Alberto Panichela

Padre Antonio

 

Não finalizado

 

- Escola de formação: (ocorrerá nos Estados) Pensar sua culminância, se será no congresso ou em uma escola nacional após o congresso.

Wellington, Aurislane, Charles, Ana Rita e Chiquinho

 

Não realizado

 

Encontro de militantes e assessoria

Toda a comissão

Julho de 2017

Realizado

 

- Concurso para a arte do Congresso: Produzir proposta de edital

Leoneide, Alice e Ullisses, equipe de Goiás

Em andamento

Não realizado. Outra proposta foi encaminhada em março de 2017

 

- Produção de uma proposta menor de agenda ainda para 2017

Paulo e Lane

 

 

 

- Orçamento nas gráficas da Paraíba para produção das agendas

Rafael

 

 

 

- Produção de uma proposta de agenda / almanaque para 2018

Ulisses, Wellington e Jesuana

Abril de 2017

Não realizado

 

- Instituto da PJMP: Pesquisar se é mais interessante para a pastoral criar uma entidade ou arcar com os custos de uma já existente

Paulo, Alice e Wellington

Dezembro de 2016

Realizado

 

- Artigo para o site sobre violência contra a mulher / estupro/ feminicidio

Rúbia e Lane

 

Não realizado

 

- Subsídios para grupos de base produzido por GO: Enviar para revisão

 

 

 

 

- Subsídios para grupos de base produzido por GO: Revisar o material

Ulisses

 

 

 

- Núcleo de comunicação: Os Estados enviar os nomes de seus representantes

Toda a comissão

Urgente

Realizado

 

- Proposta de programação seminário de militantes

Alice, Rafael e Dandara

Final de novembro

Realizado em março 2017

 

- Proposta de programação encontro de assessoria

Ulisses e Edvaldo

Final de novembro

Realizado na reunião de março de 2017

 

 

 

 

 

 

REUNIÃO MARÇO DE 2017

- Definição da programação e metodologia do seminário de militantes

Toda a comissão

Definido na presente reunião

Realizado

 

- Definição da programação e metodologia do encontro de assessoria

Toda a comissão

Definido na  presente reunião

Realizado

 

- Produção da arte do Congresso

Heider e Mano

10 de maio de 2017 (primeira proposta para apreciação da Comissão nacional)

Em andamentemto

 

- Oração do Congresso

Dom Moacyr

10 de maio de 2017

Não realizado

 

- Lançar o edital para participar do concurso de escolha do hino do Congresso

Wellington e Paulo (coordenação do processo) + núcleo de comunicação

9 de julho  (o concurso se encerra em 09 de setembro)

Realizado em setembro

 

- Elaboração dos textos para o subsídio do Congresso

Gogó, Ana Rita, Antonio Gomes, Leoneide, Edvaldo, Dandara, Danilo, Ulisses

10 de abril de 2017

Não realizado

 

- Organizar o Subsídio e enviar para a Doutrina analisar

Welington

10 de maio

Não realizado

 

- Escrever a apresentação do subsídio

Dom Vilson

Aguardar o subsídio

 

 

- Diagramação do subsídio

Paulo

Aguardar o subsídio

 

 

- Enviar projeto para DKA (Áustria), Fundo de solidariedade e adveniat – captação de recursos para o congresso

Equipe de captação de recursos formada nesta reunião -

Não realizado

 

 

- Proposta para o DNO 2017

Lane

Maio

Realizado

 

- Cobrar as equipes

Weligton e Carlos Marcelo

 

Realizado

 

- Programação e metodologia do Congresso

Comissão nacional

Definido na presente reunião

Reavaliar

 

REUNIÃO SETEMBRO DE 2017

 

 

-

 

 

 

 

Anexo 3: Agendas da CEPJ, Pastorais de Juventudes, Pastorais Sociais e outros.

27 a 29/10/2017 – Encontro de produção de material das atividades permanentes 2018 – Recife.

01 a 05/11/2017 – Encontro da Pastoral Juvenil do CONESUL – São Paulo

01 a 03/12/2017 – Encontro Pastorais Sociais, Pastorais de Juventude e JUFRA – Brasília

10/12/2017 – Romaria da Juventude – Caxias/MA

25 a 27/03/2018 – Reunião da CPJN – Brasília

21/04/2018 – Romaria da Juventude em Aparecida

16 a 19/08/2018 – Reunião CPJN – Brasília   

 

Anexo 4: atribuições (XVI ANPJMP)

Secretário(a) Nacional da PJMP (SNPJMP):

Animador Pastoral

Critérios

Secretário(a) Nacional da PJMP (SNPJMP):

  1. Mínimo 18 anos e máximo de 29 anos de idade (obs.: Leia-se até que se complete 30 anos a troca deverá ser realizada independente do tempo ou de Assembleia Nacional);
  2. Deve ter experiência de no mínimo 01 ano na Coordenação Nacional;
  3. Possua no mínimo 5 anos de caminhada dentro da PJMP acompanhando os processos de grupos de base, coordenação paroquial/diocesana/arquidiocesana;
  4. Com disponibilidade para dedicação para participar das reuniões nacionais da PJMP, das pastorais de juventude e de outros movimentos ou pastorais parceiras e também da coordenação nacional da pastoral juvenil da Comissão Episcopal para a Juventude (CEPJ) da CNBB.
  5. Capacidade de representar a PJMP do Brasil devendo priorizar o nacional e representará a pastoral tanto dentro quanto fora da Igreja;
  6. Atuará como articulador nacional da PJMP; desenvolvendo a função de missionário no meio popular;
  7. Responde oficialmente pela pastoral;
  8. Deve ter facilidade de diálogo dentro das estruturas da Igreja e fora dela.

 

Coordenação Nacional de Jovens (CNPJMP):

Animador Pastoral

Critérios

Coordenação Nacional de Jovens (CNPJMP):

  1. Deve ser indicado pelo Estado;
  2. Mínimo 18 anos e máximo de 29 anos de idade (obs.: Leia-se até que se complete 30 anos a troca deverá ser realizada independente do tempo ou de Assembleia Nacional), ter participado no mínimo de uma atividade nacional (Congresso, Seminário, Escola) promovido pela PJMP;
  3. Tenha no mínimo 3 anos de caminhada dentro da PJMP acompanhando os processos de grupos de base, coordenação paroquial/diocesana/arquidiocesana;
  4. Com disponibilidade para participar das reuniões nacionais da PJMP;
  5. Capacidade para representar a juventude da PJMP do Brasil devendo priorizar os espaços tanto nacional quanto local e representará a pastoral tanto dentro quanto fora da Igreja;
  6. Respeitar o trabalho coletivo.

 

Comissão Nacional de Assessores (CNAPJMP):

Animador Pastoral

Critérios

Comissão Nacional de Assessores (CNAPJMP):

1. Deve ser indicado pelo Estado;

2. Mínimo 29 anos de idade sem idade máxima;

3. Podendo ser religioso ou não;

4. Ter participado no mínimo de uma atividade nacional (Assembleia, Congresso, Seminário, Escola) promovido pela PJMP;

5. Possua no mínimo 10 anos de caminhada dentro da PJMP acompanhando os processos de grupos de base, coordenação paroquial/diocesana/arquidiocesana/regional/nacional; (Assessores religiosos não entram neste critério);

6. Que demonstre amor pela juventude, acompanhar, orientar, goste de escrever sobre juventude, tenha um debate apurado sobre a temática da juventude e compreender o protagonismo juvenil;

7. Com disponibilidade para participar das reuniões nacionais da PJMP e de outros espaços que lhe forem atribuídos pela coordenação nacional;

8. Seja uma referência para a juventude e que esteja a disposição de estar a serviço de assessoramento da juventude do meio popular do Brasil;

9. Tenha facilidade de diálogo e mediação de conflitos caso apareça.

 

 

 

[1] Objetivo da PJMP.