Ampliada diocesana da PJMP de Bom Jesus da Lapa (BA)

Nesse primeiro final de semana de junho a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) da diocese de Bom Jesus da Lapa-Bahia, realizou a Ampliada Diocesana na cidade de Carinhanha, com o tema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça". O encontro teve início na sexta feira a noite com a acolhida das juventudes vindo das várias Paróquias que se somaram a este momento de formação Pastoral. 

A manhã de sábado foi conduzida por Juliano Vilas Boas, Pedagogo, militante da PJMP e ex Cejotista,  tratou sobre o tema que envolve as Políticas Públicas, levando a juventude a refletir acerca da importância das Políticas Públicas, com ênfase nas Políticas Sociais para a construção de uma sociedade de mais igualdade e justiça social.  Os jovens puderam compreender sobre as diversas formas de políticas e suas distinções. 

Pela tarde Amanda Alves, assistente social, ex Cejotista e assessora da PJMP, conduziu a  discussão sobre igualdade de gênero, refletindo sobre as múltiplas violências sofridas pelas mulheres, destacando o desafio de superar o patriarcado e o machismo. O tema chamou bastante atenção dos Jovens, que refletiram sobre a necessidade de discutir a temática em outros espaços, com a presença de mais homens. 
" Não é Não", " Respeita as Minas".

No final da tarde o Coordenador Diocesano Danilo Borges, professor, conduziu uma oficina "Costurando histórias do meio popular". Os jovens colocaram a realidade vivida nos seus grupos de base nesse momento de muita troca e partilha.

No domingo a Juventude foi acolhida na celebração Eucarística com a comunidade na Igreja matriz de São José e abençoados pelo Padre Antônio Júnior que também já passou pela PJMP na sua juventude no estado da Paraíba.

No encerramento no domingo, 2 de junho, foi construída a pauta de prioridades para PJMP no segundo semestre de 2019. 
"Foi um final de semana de muito aconchego, poesia, música, informação, danças, festa, fé e amor. A Juventude tem a capacidade de transformar a realidade. São nesses momentos que a nossa esperança se renova", afirma Danilo Borges.

Rendemos gratidão a Paróquia São José de Carinhanha pela acolhida, as demais Paróquias pelo apoio no envio dos jovens, foi linda a realização de mais uma ampliada.

PJMP é espaço aberto para te acolher!

Fonte: Comunicação PJMP Diocese de Bom Jesus da Lapa