A transformação da juventude

A TRANSFORMAÇÃO DA JUVENTUDE

Erivelton dos Santos Pereira
[email protected]

A Organização das Nações Unidas (ONU), escolheu todo dia 12 de agosto para valorizar esses jovens que lutam por melhorias de vida e que buscam ser dinâmicos no meio de tantas diferenças. Todos têm direito e devem ser reconhecidos como pessoas capazes de transformar o meio social. Antigamente, nas sociedades greco-romanas crianças, adolescentes e jovens eram pouco valorizados. Eram até vistos como objetos ou mesmo propriedade de alguém. Eram vistos como imperfeitos e que não podiam contribuir em nada para o crescimento social. No Brasil não era diferente, visto que todos tinham que trabalhar pesado e não havia nenhuma lei que os amparasse, tampouco nenhum tipo de proteção.

Nos dias atuais, houve uma mudança muito significativa. A juventude passou a ser mais valorizada e compreendida. É de extrema importância sua participação dentro da sociedade, pois o rosto juvenil deve ser visto por todos como um meio transformador. Ainda sentem na pele a falta de políticas públicas de qualidade que os ajudem a superar os desafios da vida diária. Muitos projetos existem no papel e que precisam de mais apoio a fim de inserir mais jovens na vida da sociedade.

A juventude está em constante transformação. Não podemos negar que ela é a própria transformação, pois pode todos os dias trazer novas ideias, desde que haja espaço de acolhida. É impressionante a capacidade de os jovens tem de adaptação, e conseguem com facilidade absorver vários tipos de conhecimento, colocando cada um em prática. Não é bom que se exclua esse rosto juvenil. Eles precisam mostrar se potencial transformador e sua capacidade de lutar em favor de uma sociedade justa e fraterna.

A mudança só será possível se a história de cada um for protegida e acima de tudo entendida. Eles precisam ser escutados sem julgamentos. Cada um carrega dentro de si tesouros que não devem ser invadidos por ninguém. Mesmo com tantas leis, a juventude brasileira ainda está à mercê de violência, tais como: trabalhista, sexual e discriminação social ou racial. São vítimas de tantas desigualdades, principalmente os jovens negros. Esses sofrem muito no Brasil e precisamos vencer isso através de campanhas e projetos sociais.

Outro fator importante é a participação do jovem na política. No ano atual que estamos vivendo já é possível ver alguns cortes nas políticas públicas de educação a nível superior e básica. Os jovens avançam e estão à frente de grandes manifestações contra esse abuso e lutam pelos seus direitos. O desafio principal é a educação para todos, que ainda não é acessível e torna suas vidas cada vez mais comprometedora. A escola é a principal fonte de transformação. Muitos estudantes formam grupos que ajudam a transformar o espaço escolar e lutam por melhorias onde vivem.

Com a vinda das tecnologias, os jovens têm um grande potencial de ir além e mostrar que novas políticas públicas devem ser implantadas. É preciso diálogo entre a juventude e os órgãos ligados ao governo. As redes sociais podem ser um forte instrumento na hora de expor ideias e de expressar a reprovação por determinadas ações que afetam o meio juvenil. É importante que todos saibam usar os meios de comunicação para o benefício comum.

Quando os jovens têm a consciência de que são a transformação da sociedade, todos os desafios podem ser superados. A união entre todos é capaz de trazer novas ideias, vencendo os desafios. Afinal, antes de sermos adultos formos crianças, adolescentes e jovens. Então por que fazer discriminação? É nosso dever valorizar a juventude e acreditar que todos tem o potencial transformador. A sociedade depende de todos eles para o seu crescimento. Então, a partir de agora vamos lutar juntos para que os nossos direitos não sejam ofuscados.

AnexoTamanho
Image icon cruz_dnj.jpg83.68 KB