Sínodo da Amazônia: a ecologia integral e o cuidado com os povos indígenas

Confira mais um texto do Projeto Proseando com as Juventudes. O projeto visa organizar um processo formativo na PJMP Nacional a partir da elaboração de textos produzidos pela Assessoria Nacional da PJMP, onde serão publicados mensalmente no site e nas redes sociais da PJMP Nacional. Confira um trecho do texto produzido por Edvaldo Jericó. O texto completo segue na opção para baixar em formato PDF.  Também deem uma lida nos textos anteriores do projeto nos links abaixo.

1. Carlos Oliveira. "Fraternidade: testemunho de fé e exercício de cidadania" https://pjmp.org/fraternidade-e-dialogo-compromisso-de-amor

2. Padre Maurício Lopes. "A Páscoa: diálogo e vida." https://pjmp.org/pascoa-dialogo-e-vida

 

SÍNODO DA AMAZÔNIA: A ECOLOGIA INTEGRAL E O CUIDADO COM OS POVOS INDÍGENAS.

Na perspectiva sinodal, a Panamazônia é percebida como “terra de florestas e águas, pântanos e várzeas, savanas e serras”, e como “coração biológico” do qual brotam incontáveis formas de vida, especialmente inúmeros povos, muitos deles milenares, habitantes ancestrais do território, que, com suas línguas, crenças e aspirações, suas necessidades e esperanças, perfumam o continente latino-americano contra todos os sinais de desespero. 
[...]
Vivemos tempos de dores, provocadas pela Sindemia da Covid-19, que tantas vidas está ceifando ao redor do mundo. No Brasil, estas dores estão agravadas por atitudes negacionistas que se aliaram ao coronavírus e estão promovendo um verdadeiro genocídio no país – 390.797 vidas perdidas até 25 de abril de 2021. Mais que em outras épocas, precisamos aprender com o “bem viver”, estilo de vida dos povos indígenas da Amazônia, que se caracteriza por “viver em harmonia consigo mesmo, com a natureza, com os seres humanos e com o ser supremo”, concretização do desejo de Jesus “de vida e vida em abundância para todes” (João 10,10).