Seminário Nacional da PJMP

A mística aponta para Ipirá, Bahia...

Querid@s companheir@s de caminhada pastoral, é com muito carinho que apresentamos essa carta convite para o nosso Seminário Nacional de Coordenadores, Militantes e Assessores da PJMP.

Estamos tod@s ressacados pelas celebrações e festejos em comemoração aos 41 anos de caminhada da nossa querida e amada Pastoral da Juventude do Meio Popular. Em todos os recantos do Brasil, os grupos de jovens e as equipes de coordenações paroquias e diocesanas organizaram vários momentos em ação de graças e oração ao aniversário da PJMP, nosso DNO (Dia Nacional de Oração pela Juventude do Meio Popular).

Aproveitando o embalo da mística do DNO que continua a ressoar em nossos ouvidos. Somos convidad@s a arrumar nossa mala e saímos em romaria. O Seminário Nacional de Coordenadores, Militantes e Assessores da PJMP será realizado entre os dias 16, 17 e 18 agosto de 2019, na Diocese de Ruy Barbosa, especificamente na Paróquia de Santana, município de Ipirá – Bahia (Endereço: Praça Roberto Cintra, 206, Ipirá, Bahia. CEP: 44600-000. Endereço do Google Maps: https://goo.gl/maps/w8iKaj2Fs91NMcVL9).

O Seminário Nacional terá como tema central: De Puebla a Francisco, uma igreja em saída. A partir dessa temática será feito um caloroso debate sobre os caminhos feitos pela nossa Igreja, desde a 3º Conferência Geral do Episcopado Latino-Americana em Puebla até o pastoreio de nosso querido Papa Francisco. Também, outras temáticas em forma de oficinas dinamizarão o nosso seminário nacional, são elas: Agitação e Propaganda, Teatro popular, Formação de Lideranças, Mística e Espiritualidade, Leitura Popular da Bíblia e Danças Populares. Na programação, contemplará um momento para o lançamento do nosso Plano Político Pastoral Missionário (PPPM 2019-2024). Documento que norteará a caminhada da PJMP para os próximos anos, auxiliando o serviço missionário dentro dos grupos de jovens, coordenações paroquiais, diocesanas, estaduais, regionais e nacional.

As vagas para o Seminário Nacional são limitadas, dessa forma, orientamos aos que desejarem ir para o Seminário Nacional entrarem em contato com o Coordenador Nacional do seu respectivo estado. As demais situações, pedimos que entrem em contato com a secretária nacional da PJMP. Os estados precisam ficar atentos nas distribuições das vagas, pois, é importante cada delegação comtemplar os seguintes públicos: jovens coordenadores, militantes e assessores.

A taxa do encontro será no valor de R$ 30,00 reais, o que garantirá aos participantes, hospedagem, alimentação e material didático. O pagamento da taxa será efetuado no credenciamento, na sexta-feira. O alojamento não dispõe de colchões suficiente para o público esperado, portanto, é importantíssimo que @s participantes tragam em sua bagagem colchonetes e/ou colchões infláveis.  

Desde já, gostaríamos de contar com tod@s que fazem florescer a PJMP em sua (Arqui)Diocese e Estado. Segue em anexo a programação do Seminário Nacional. É importante trazerem também em suas bagagens: material de ambientação (panos coloridos, velas e cambucá de barro), material de animação (instrumentos musicais) e material de liturgia e oração (Bíblia e Ofício Divino das Juventudes). Além de muita animação e vontade de construir a PJMP no Brasil.

A PJMP é a profecia do jovem periférico de Nazaré e um novo Pentecostes na vida de muitos jovens empobrecidos. Por isso, seguiremos firmes na luta, no anúncio da Boa Nova e na denúncia das injustiças. E também seguiremos firmes na labuta, que durante esses 41 anos de vida e missão continua sendo um espaço aberto para acolher sempre com muita reza, muita luta e muita festa. Pedimos as bençãos ao nosso querido Dom Helder Camara, Padroeiro da PJMP e de tod@s @s jovens do meio popular.

 

PROGRAMAÇÃO

DIA

COORDENAÇÃO

HORÁRIO

ATIVIDADE

SEXTA-FEIRA (16/08)

-

18h

Credenciamento

19h

JANTAR

20h

Celebração Eucarística de Abertura

SÁBADO

(17/08)

Elias Neto e

Alice Jericó

07h

CAFÉ-DA-MANHÃ

08h

Oração

08h30

Mesa de Abertura: Análise de Conjuntura

Facilitadores: Reginha Matheus e Pe. Ermanno Allegre

09h30

Apresentação Cultural/Artística

10h

Mesa Geral: De Puebla a Francisco: uma Igreja em saída.

Facilitadores: Reginha Matheus e Pe. Ermanno Allegre

12h

ALMOÇO

Dandara Thaty e Rochelle Crispim

14h

Oficinas Temáticas: Agitação e Propaganda, Danças Populares, Teatro Popular, Leitura Popular da Bíblia, Mística e Espiritualidade e Formação de Lideranças e Dinâmicas para Grupos de Jovens.  

17h30

Socialização das Oficinas

18h30

JANTAR

20h

Noite Cultural

DOMINGO (18/08)

Taiane Jussara e Filipe Xavier

07h

CAFÉ-DA-MANHÃ

08h

Oração

08h30

Mesa temática: PPPM e as ações pastorais da PJMP.

Facilitadores: Edvaldo Jericó e Alice Jericó

11h

Avaliação

11h30

Mística de envio

12h

Almoço