Relatório do 5º Congresso Nacional da PJMP 2018

...UMA BREVE MEMÓRIA DO CONGRESSO: ‘RETALHOS DE NOSSA HISTÓRIA, BONITAS VITÓRIAS QUE ESTE POVO TEM’...

O 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP, realizado entre os dias 9 e 13 de julho de 2018, foi um encontro celebrativo dos 40 anos de história dessa pastoral, uma pastoral de juventude específica criada em 1978 em Recife, conforme foi destacado em vários momentos de Congresso, desde a abertura quando o Frei Marcos destaca “este não é um congresso da Juventude, mas da Juventude do Meio Popular, da PJMP”.

Neste sentido, pensando no registro dessa memória, por meio de encontros, de relatos, de diálogos e afetos tecemos esse relatório, com o intuito de registrar as falas, algumas experiências trocadas, saberes e fazeres que aconteceram ao longo desses cinco dias nas terras vermelhas do cerrado, sob a proteção de N. Senhora da Terra.

Goiás nos abraçou, nos acolheu, nos aconchegou em meio ao seu frio, desde a celebração de abertura até a romaria, onde sob as bênçãos do Divino Pai Eterno, fomos enviados para a nossa missão, cumprir a nossa profecia: “Ide e pregai o evangelho a todas as criaturas”.

Estruturado à partir da temática: Águas e profecias, luzes do meio popular gerando vidas e tendo como lema: Juventude e seu protagonismo, resistência e liberdade, o nosso Congresso foi: celebrativo, festivo, orante, afetuoso, reflexivo e de comum união entre as/os jovens de 14 estados brasileiros que estiveram no congresso. Cirandas, místicas, plenárias, oficinas e cultura popular marcaram cada momento, conforme destacamos por meio de uma breve síntese da programação:

Dia 9. Celebração de Abertura do V Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP.

Dia 10. Ciranda da vida, plenárias (geral e específicas), oficinas temáticas e sarau cultural.

Dia 11. Mística das águas, plenárias (geral e específicas), oficinas temáticas e sarau cultural.

Dia 12. Mística da profecia, plenárias (geral), feira e sarau cultural.

Dia 13. Romaria e celebração de envio.

Destacamos, também, que foi um congresso marcado pela transmissão virtual onde várias/os jovens do Brasil puderam acompanha-lo através das redes sociais – em especial pela página oficial do Facebook. Nela encontramos depoimentos (escritos ou em vídeo) de várias/os jovens, de pessoas que contribuíram para a construção desses 40 anos de caminhada e que, por motivos outros, não puderam está em Goiânia.

Levando em consideração essa participação, virtual, para fins deste relatório trouxemos alguns depoimentos intitulados @Conexão 40 Anos para sinalizar a presença dessas pessoas, com oração e vibrações positivas, bem como destacamos (ver anexos) as cartas recebidas. Afinal, como nos sugere Zé Vicente “ninguém vai ser feliz se andar sozinho”.

A trazer os versos de Zé Vicente, sinalizamos para o espírito de união do povo de Goiânia, em especial do Jardim Curitiba, que se organizaram e se engajaram na calorosa e afetuosa recepção. Reafirmamos, neste relatório, as palavras expressas na acolhida e no encerramento: palavras carregadas de carinho, de afeto e de grande gratidão.