PJMP LANÇA SUBSÍDIO DO DIA NACIONAL DA ECOPOLÍTICA 2019

Em 2018, houveram duas grandes atividades da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP: o 5º Congresso Nacional e a XVII Assembleia Nacional. Em nosso 5º Congresso, realizado nas terras vermelhas de Goiás, em pleno cerrado brasileiro, a temática central foi Águas e Profecias: Luzes no Meio Popular Gerando Vidas. E durante a nossa XVII Assembleia Nacional, trabalhamos numa construção coletiva o nosso Plano Político Pastoral Missionário – PPPM, onde fora trabalhado o Eixo Ecopolítica. Dentro desse eixo, surgiram propostas para direcionar a PJMP na luta e defesa nas questões ambientais. Uma dessas propostas foi a criação de um Dia de Ecopolítica da PJMP, onde os grupos de  jovens desenvolveriam reflexões e ações sobre a temática Ecopolítica. A data aprovada na assembleia foi o dia 22 de março, pois, nessa data, também celebramos o Dia Mundial da  Água. 

Esse material servirá como um instrumento orientador para os grupos de jovens realizarem em suas comunidades paroquiais atividades de mobilização, conscientização e reflexão sobre as questões ambientais. Além de propor ações e gestos concretos que anunciem o alvorecer de uma sociedade do Bem Viver e/ou denunciem as mazelas sociais que degradam a nossa natureza. 

O nosso querido Papa Francisco, sempre atento as causas ambientais, presenteou-nos com a Carta Encíclica Laudato Si (Louvado Seja), um verdadeiro tratado de paz com a nossa Casa Comum. E, recentemente, estamos no cerne das reflexões e debates sobre o Sínodo para a Amazônia, que acontecerá entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019. 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, em seu projeto trienal 2018-2020, intitulado de Projeto Ide, traz dentro dos seus 5 eixos pastorais, a temática Ecologia. Buscando dar continuidade ao Projeto Rota 300 (projeto protagonizado pelas juventudes em comemoração aos 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida) e acolhendo os supramencionados Sínodo dos Bispos e o estudo da Carta Encíclica Laudato Si. 

A Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP deseja aos grupos de jovens que busquem incansavelmente a defesa e o cuidado com a nossa Casa Comum.