Carta aos Assessores/as das Pastorais da Juventude

"Há Francisco-povo sendo perseguido,
há jovens marcados sem teto nem sonho,
há um continente sendo oprimido.
Com as mãos vazias solidariedade
com os que não temem perder nada mais...
Defendem com a morte a dignidade
com a teimosia que constrói a paz.”

Brasília, Festa de São Francisco 2011

 

Queridos/as companheiros/as assessores/as das Pastorais da Juventude.

Neste dia em que celebramos São Francisco de Assis, homem de Deus e homem do povo, estamos chegando até você, que procura viver a missão a nós confiadas no chão sagrado que é a vida da Juventude.

Nas Pastorais da Juventude o sentido da vida da juventude tem sido eixo das nossas ações com os/as jovens que estão nos grupos vivenciando a sua experiência de processo de educação na fé e com tanto outros/as que têm a vida ameaçada, e por isso levantamos a bandeira Contra a Violência e Extermínio de Jovens, Campanha essa que tem sido profética e evangelizadora porque denuncia a violência e injustiça e exige vida plena para os/a jovens; e revolucionária porque constrói saberes coletivos e os coloca à serviço da vida, com um desejo profundo de alterar a realidade de violência na sociedade. Trabalhar o sentido dessa vida nas atividades permanentes tem movido centenas de adolescentes e jovens através das Atividades Permanentes. Por isso, o Seminário de Planejamento das Atividades Permanentes tem sido um espaço de debate, reflexão e espiritualidade, que contribui para que as PJ’s organizem as idéias em torno dessas intencionalidades e perspectivas de avançar para a efetivação concreta de Outro Mundo Possível.

As atividades permanentes 2011 reafirmam em nós e em nossa ação evangelizadora a defesa da vida da juventude. A Semana da Cidadania teve como tema Juventude Terra Viva, refletindo nossa relação com a terra, de alimentarmos a esperança e a resistência de restabelecermos nossa fidelidade com um projeto de Reino, que é de justiça e emancipação. A Semana do Estudante com o tema Juventude Negra e Indígena, nos convidou a refletir sobre estas juventudes como comunidades de resistência. E agora vem chegando para fazer morada no nosso meio o Dia Nacional da Juventude aprofundando a conversa sobre relações de gênero e protagonismo feminino.

Nesse sentido é fundamental garantirmos que a escolha dos eixos temáticos e encaminhamentos práticos sobre as atividades permanentes sejam espaços coletivos para que as PJ’s possam debruçar-se sobre as demandas necessárias para o planejamento, nos fortalecendo assim, e garantindo que cumpramos o papel das atividades permanentes com coerência nos princípios que vem norteando essas ações historicamente. Nesse sentido nosso desejo é de que possamos nos animar para o Seminário Nacional de Planejamento das Atividades Permanentes. Este Seminário estava marcado para outubro de 2011 em Goiânia, diante de algumas circunstâncias o Seminário não foi realizado. Em conversas pessoais, virtuais e/ou por telefone com jovens lideranças e assessores das PJ’s é consenso a realização desta atividade. As forças foram se juntando e estamos mobilizando para a realização do Seminário nos dias 04-05 e 06 de Novembro, em Belo Horizonte.

Agora é investir na organização do Seminário, somando e construindo juntos/as com as demandas necessárias que a realização desta atividade pede. Fica como papel dos/as jovens referenciais das PJ’s protagonizar essa ação e à nós assessores/as acompanhar, mobilizando e orientando no caminho. Este quer ser um dos espaços de escuta e compromisso com a vida da juventude.

Vamos nos animando, acompanhando e construindo juntos o Seminário na esperança e resistência, fortalecendo à cada uma/a de nós no serviço à juventude e às atividades permanentes  como um dos lugares privilegiados de experiência com os/as das PJ’s.

Que São Francisco nos ajude a auscultar a voz de Deus nos gritos da juventude. Que a paz inquieta de Jesus, que inquietou Francisco continue nos inquietando no cuidado da juventude.

Comissão Nacional de Assessores e Assessoras da Pastoral da Juventude

 

POR FAVOR, VAMOS MULTIPLICAR A CARTA E FAZER CHEGAR AOS ASSESSORES E ASSESSORAS DAS ESTRUTURAS DE COORDENAÇÕES NACIONAIS QUE TEMOS!