Lançamento do Cartaz do 5º Congresso Nacional da PJMP

“A experiência de Jesus Libertador
Nos ensinou a se unir, se organizar
Nos fez mais forte, companheiro e acolhedor
É a juventude do meio popular.”

(Trecho da música "Águas e profecias", Compositor: Lauro Costa - PJMP/RN)

 

Saudações companheiros e companheiras, irmãos e irmãs da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Em caminhada rumo ao Congresso dos 40 anos divulgamos hoje a arte do 5º Congresso Nacional da PJMP, que terá como tema: Águas e profecias luzes no Meio Popular gerando vidas e o lema: Juventudes e seu protagonismo, resistência e liberdade.

O pequeno filete de água, que no avanço da profecia se torna rio caudaloso (Ezequiel 47) nos anima a olhar nossa história e a identificarmos as árvores que se foram fortalecendo ao longo dessas quatro décadas de caminhada pastoral. Nos impulsiona a fortalecer os frutos gerados na resistência e ternura de um protagonismo juvenil combativo e gerador de vidas.

Num cenário marcado pela violência, a ofensiva de retirada de direitos, o aumento dos discursos de ódio e de intolerância, nos colocar em marcha contra as formas de opressão impostas pela sociedade é reassumir nosso compromisso com os empobrecidos, sem jamais perder a ternura e a esperança.

É o momento de calçarmos as sandálias e arrumarmos as mochilas para nos encontramos nas terras vermelhas do cerrado. Aos cuidados do Pai Eterno e sob a proteção de Nossa Mãe, Senhora da Terra, padroeira da comunidade que nos acolhe, que de 09 a 13 de julho nos encontraremos em Goiania-GO para celebrarmos e reafirmamos nossas bandeiras de luta e nosso compromisso com o Evangelho de Cristo. Para, em procissão, seguirmos resilientes aos passos de Jesus que tira as sandálias e caminha em nosso meio, sendo luz viva, Deus que é comunidade e nos move a vivermos juntos um jeito jovem de ser Igreja.

Guiados pela Laudato Si, na preocupação com o bem viver e os cuidados com a casa comum, convidamos todos/as a compartilharem a arte que simbolicamente representa a caminhada pastoral rumo aos 40 anos da PJMP.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia!

 Coordenação Nacional da PJMP