Juventude, religião e política: a PJMP na Arquidiocese de Belo Horizonte

O mito da juventude como produtora do novo, dinamizadora da cultura e da história, foi fartamente explorado no século XX.

Este livro é um esforço de entender como a religião comporta, significa e confere legitimidade para a ação política na juventude.

O estudo que se apresenta foi elaborado a partir da experiência da militância de jovens católicos, inspirados e orientados pela Teologia da Libertação, organizados na Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP - na Região Industrial de Belo Horizonte na década de 1980.

Analisou-se a inserção de parte desses jovens no Partido dos Trabalhadores - PT - com vistas a entender como a política significou e foi significada pela religião.

Esse foi um momento importante no processo político brasileiro marcado pela redemocratização e reorganização da sociedade civil brasileira nos seus diversos setores.

O catolicismo cumpriu importante papel como produtor de sentidos em uma sociedade que entendia estar num processo de rupturas com o passado autoritário da nação.

O autor é Wellington Teodoro da Silva, ex-militante da PJMP em Minas Gerais, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas e autor do livro Religião, Tradição e revolução - o catolicismo nas veredas da política: o jornal Brasil, Urgente- 1963 – 1964.

CLIQUE AQUI para ver mais informações sobre o livro no site da Editora Dialética.

AnexoTamanho
Image icon wellington_pjmp_bh.png152.41 KB