Fraternidade: Testemunho e Cidadania

Neste clima quaresmal e dentro dessa redoma de debates e reflexões sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica, o nosso assessor nacional, Carlos Oliveira, produziu esse belíssimo texto. O Texto faz parte do mais novo projeto da PJMP Nacional. O projeto visa organizar um processo formativo na PJMP Nacional a partir da elaboração de textos produzidos pela Assessoria Nacional da PJMP, onde serão publicados mensalmente no site e nas redes sociais da PJMP Nacional. Confira um trecho do texto produzido por Carlos Oliveira. O texto completo segue na opção para baixar em formato PDF.

 

FRATERNIDADE: TESTEMUNHO DE FÉ E EXERCÍCIO DE CIDADANIA

Qual ou quais sentidos a fraternidade traz para a minha vida, enquanto jovem do meio popular? O que a Campanha da Fraternidade (CF), realizada desde 1964, tem ensinado? Que aprendizados tenho tirado dela? E por que trabalhá-la, de forma mais enfática, no período quaresmal? Você algum dia já parou para pensar sobre estas perguntas? Que tal pararmos agora para refletirmos não somente sobre a campanha, mas sobre a fraternidade e como ela pode nos mobilizar em prol da vida, em defesa de uma nova sociedade, mais humana, justa e solidária.
[...]
Face a isto, a Campanha da Fraternidade é para nós um convite a olharmos para a nossa vida e para as nossas práticas. É, também, um convite ao diálogo e à participação; a assumirmos um compromisso com a defesa da vida, pois Jesus defendeu uma “vida em abundância”. Sim, uma vida em abundância, pautada na lógica da fraternidade e da solidariedade, implicada com o combate às diversas formas de exclusão, de opressão, e com a defesa de uma vida mais humana e mais fraterna.