Encontro de Jovens Iniciantes da PJMP do Ceará

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA JUVENTUDE - CEPJ
PASTORAL DA JUVENTUDE DO MEIO POPULAR - PJMP
REGIONAL NORDESTE I - CEARÁ

“É muito gostoso, esse nosso aconchego 
esse nosso chamego, essa nossa alegria de ser feliz.”

Fortaleza, 13 de outubro de 2017

Irmãs e Irmãos, Companheiras e Companheiros de caminhada, no dia 09 de julho de 2017, em Parnamirim – RN, comemoramos os 39 anos da nossa querida Pastoral da Juventude do Meio Popular, nascida em Recife-PE, no ano de 1978. A PJMP foi gestada a partir do sonho de muitos jovens das periferias que suscitaram o desejo da construção de uma Pastoral de Juventude específica do Meio Popular que busque "Evangelizar os e as jovens da classe popular no meio em que eles vivem e atuam, anunciando a Pessoa e o Projeto de Jesus Cristo Libertador com vista a uma prática libertadora na igreja, na sociedade, na família e em todos os momentos de sua vida." O sonho teve sua semente plantada, regada da água boa por diversas mãos com ternura e resistência, logo brotou, esparramou e criou raízes proféticas aos quatro ventos.

Se torna cada vez mais importante no meio das juventudes um engajamento pastoral que gere um compromisso com a transformação social em cada meio que vivemos e atuamos, como nos pede nosso amado Papa Francisco: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”

No desejo de manter viva a profecia do Meio Popular, assim como nos pediu Dom Helder Câmara, a Pastoral da Juventude do Meio Popular do Regional Nordeste I convida a cada uma das 9 dioceses do Ceará a participarem do Encontro de Jovens Iniciantes da PJMP, enviando dez (10) jovens que estejam iniciando em nossos grupos de base ou que queiram ter um primeiro contato com nossa pastoral. Com o tema: “Rosto, Mística e Missão da Juventude do Meio Popular”, nosso encontro acontecerá entre os dias 27 a 29 de outubro de 2017 nas terras de resistência do assentamento Barra das Moitas (Amontada-Ce), na diocese de Itapipoca.

Confiantes de que podemos contar com a participação de cada uma das dioceses, encaminhamos em anexo a ficha de inscrição do encontro, lembramos que ele acontecera na Igreja de Nossa Senhora das Graças, na comunidade de Barra das Moitas, município de Amontada. Tendo inicio as 18:00hs do dia 27/10 com o jantar e encerrando as 12:00hs do dia 29/10 com o almoço. Pedimos que cada um dos/das jovens levem em suas bagagens, rede e/ou colchão inflável, lençóis, bíblia, roupa de banho, muita alegria, amor e disposição, além de uma contribuição de R$ 10,00 para os custos com alimentação.

Ítalo Morais
Secretário da PJMP Regional Nordeste I - Ceará