Carta Circular de animação para os 43 Anos da PJMP

Confira a Carta Circular que visa animar e a preparar a Juventude do Meio Popular para o Dia Nacional de Oração Pela PJMP (DNO) 2021 e o Seminário Nacional da PJMP. Na estrutura da Carta Circular encontran-se as palavras de motivação do nosso Secretário Nacional; um cronograma com todas as atividades do Pré-DNO, também as datas da Celebração do DNO e das atividades do Seminário Nacional; e por fim, um breve resumo das pautas que serão trabalhadas nas atividades do Pré-DNO. Confira a Carta Circular abaixo: 

 

- CARTA CIRCULAR -

 

“Eu acredito que o mundo será melhor. Quando o menor que padece acreditar no menor.”

(Eu Acredito. Jorge Pereira Lima).

 

Prezada Juventude do Meio Popular,

                   A Secretaria Nacional (SN), a Coordenação Nacional (CN) e a Comissão de Assessoria Nacional (CNA) da PJMP vem através desta Carta Circular apresentar as atividades e ações que serão desenvolvidas para as celebrações do Aniversário de 43 anos da PJMP (DNO) e o Seminário Nacional.

                   Dentro da liturgia da Igreja, estamos nos aproximando da festa do Espírito Santo. Desde os ensinamentos na catequese aprendemos que a celebração de Pentecostes comemoramos o aniversário da Igreja, onde primeiros discípulos juntamente com Maria saíram em missão anunciando a Boa Nova em todas as línguas conhecidas na época. No período pascal de cinquenta dias (Pentecostes), encerrados com a Celebração de Ascensão do Senhor, é um tempo preparativo onde somos animados e animadas para comemorar o aniversário da Igreja.

                   No dia 09 julho desde ano, a Pastoral da Juventude do Meio Popular comemorará 43 anos de caminhada pastoral. Nesta data, vamos celebrar o Dia Nacional de Oração pela PJMP (DNO) com uma grande e bonita Celebração Virtual. Ainda durante o mês de julho vamos desenvolver o Seminário Nacional da PJMP no formato virtual. Visando um processo de continuidade e integração entre as ações, a Celebração Virtual dos 43 anos da PJMP (DNO) também será a Celebração de Abertura do Seminário Nacional, que contará ainda com mais duas atividades: uma Roda de Conversa e um Sarau Cultural.

                   Além destas três atividades no mês de julho, também serão organizadas mais quatro atividades de animação e preparação para as comemorações do DNO e do Seminário Nacional. Neste processo serão desenvolvidas atividades nas datas da contagem regressiva de 40, 30, 20 e 10 dias para o aniversário de 43 anos da PJMP. Tais atividades, além de animar as Juventudes do Meio Popular para o DNO e o Seminário Nacional, vão refletir sobre as pautas atuais no cenário nacional e latino-americano.

                   Dessa forma, queremos que a Carta Circular comece a acender a chama dos 43 anos da PJMP, animando toda a Juventude do Meio Popular para participar e construir todos esses momentos. Em anexo, segue o cronograma onde apresentamos informações básicas de cada atividade (data, horário e missão) com o intuito de deixar agendado no calendário das Juventudes da PJMP, garantindo uma presença maciça e uma participação efetiva em cada atividade. Também elaboramos breves resumos sobre as pautas que serão trabalhadas nestas atividades, afim de introduzir o assunto, instigando ainda mais para a participação.

                   Que Nossa Senhora do Meio Popular, mãe e discipula, ajude-nos a celebrar 43 anos com muita ternura e resistência no meio popular!

                   Que o nosso Santo Rebelde, Dom Helder Camara, interceda pela Juventude do Meio Popular na construção do Reino de Deus!

                   Que o Espírito Santo de Deus guie e governe a juventude da PJMP dando coragem evangélica, teimosia e muito amor na caminhada!

Olinda-PE. 19 de maio de 2021.

 

FILIPE XAVIER

Secretário Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - SNPJMP

 

 

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

DATA\HORÁRIO

MISSÃO

PLENÁRIA GERAL –

Pacto Pela Vida e Pelo Brasil.

Data: 30.05 (domingo)

Horário: 15:00 horas

(40 dias para o aniversário)

- Animação de 40 dias para os 43 anos da PJMP;

- Apresentação do Pacto pela Vida e Pelo Brasil e motivar a PJMP para o engajamento.

OFICINA TEMÁTICA –

Pelos Caminhos da América.

Data: 09.06 (quarta-feira)

Horário: 19:00 horas

(30 dias para o aniversário)

- Animação de 30 dias para os 43 anos da PJMP;

- Apresentação dos processos de escuta e participação da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

RODA DE CONVERSA –

Terra, Teto e Trabalho.

Data: 18.06 (sexta-feira)

Horário: 19:00 horas

(20 dias para o aniversário)

- Animação de 20 dias para os 43 anos da PJMP;

- Apresentação da Semana Social Brasileira e motivar a PJMP para o engajamento.

PAINEL CULTURAL –

Artes e Comunicação Popular: Caminhos Subversivos.

Data: 29.06 (terça-Feira)

Horário: 19:00 horas

(10 dias para o aniversário)

- Animação de 10 dias para os 43 anos da PJMP;

- Lançamento da Revista Eletrônica e da PlayList do Projeto Nas Trilhas do Meio Popular.

CELEBRAÇÃO DO DNO

(Aniversário e Seminário Nacional)

Data: 09.07 (Sexta-feira)

Horário: 18:00 horas

- Celebrar os 43 anos da PJMP;

- Abertura do Seminário Nacional.

RODA DE CONVERSA

(Seminário Nacional)

Data: 17.07 (Sábado)

Horário: 15:00 horas

- Refletir sobre a Temática do Seminário Nacional.

SARAU CULTURAL

(Seminário Nacional)

Data: 31.07 (Sábado)

Horário: 16:00 horas

- Refletir sobre a Temática do Seminário Nacional.

 

               

RESUMO DAS PAUTAS

ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), motivados pelo Papa Francisco, deu início ao processo de construção para a primeira Assembleia Eclesial da Igreja na América Latina e Caribe. O primeiro passo é um valoroso processo de escuta das realidades latino-americanas e caribenhas. A Assembleia Eclesial visa uma caminhada sinodal dando continuidade as reflexões da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Aparecida, SP – Brasil. 2007). Maiores informações: https://asambleaeclesial.lat/ (Site do CELAM) | https://assembleiaeclesial.com.br/ (Site da CNBB).

 

PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL

O Pacto pela Vida e Pelo Brasil visa uma sociedade mais inclusiva e humana, despertando a consciência crítica para o enfrentamento dos desafios atuais. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e signatária deste Pacto, que, juntamente com o Conselho Nacional do Laicato Brasileiro (CNLB), organizou diversas mobilizações, dentre elas a elaboração de um Abaixo-Assinado Virtual, pautando: Vacina disponibilizada pelo SUS; Auxílio Emergencial continuado no valor de 600,00 reais mensais até o fim da pandemia; Investigação dos crimes cometidos por Bolsonaro; Liberação de recursos para financiamento da Economia Popular Solidária, das Micro, Pequenas e Médias Empresas e para Agricultura Familiar Agroecológica; e a Defesa e fortalecimento do SUS. Maiores informações: https://cnlb.org.br/pactopelavida/

 

SEMANA SOCIAL BRASILEIRA

 A Semana Social Brasileira (SSB) é uma iniciativa realizada pela Igreja do Brasil desde 1991. Ela é desenvolvida em parceria com as pastorais sociais e movimentos populares, garantindo processos de mobilização popular e transformação social a partir de debates que impulsionam a construção de um Projeto Popular para o Brasil. Em sua 6º edição, a SSB traz para a reflexão a temática: “Mutirão pela vida: Por Terra, Teto e Trabalho”. As motivações parte, sobretudo, dos diálogos do Papa Francisco com os movimentos sociais e populares.  Maiores informações: https://ssb.org.br/

 

PROJETO NAS TRILHAS DO MEIO POPULAR

No Projeto Nas Trilhas do Meio Popular foram desenvolvidas diversas transmissões ao vivo com temáticas voltadas para a vida pastoral da PJMP. O projeto chegou ao fim, mas deixará dois gestos concretos. O primeiro será a organização de uma Playlist no canal do Youtube da PJMP Nacional com todas as transmissões ao vivo realizadas e o segundo será a elaboração de uma Revista Eletrônica narrando todo o processo deste projeto com texto inéditos dos assessores e das assessoras que passaram pelas transmissões ao vivo. Maiores informações: https://pjmp.org/projeto-na-trilha-das-lives