PASTORAIS DE JUVENTUDE DO BRASIL SE REÚNEM EM GUARAREMA-SP

PASTORAIS DE JUVENTUDE DO BRASIL SE REÚNEM EM GUARAREMA-SP

 

As Coordenações Nacionais das quatro Pastorais de Juventude do Brasil (PJR, PJE, PJ e PJMP) se encontraram neste fim de semana, de 15 a 17 de maio, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema-SP.

Deste encontro, também participaram o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso, bispo de Caxias-MA, e o assessor da comissão, o padre Antônio Ramos do Prado.

A reunião, que foi a primeira a ocorrer entre as coordenações das Pastorais após o fim da PJB, em 2008, objetivou discutir as pautas comum às quatro Pastorais de juventude da Igreja do Brasil, bem como as atividades permanentes e a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens.

Sobre a Campanha, a plenária das Pastorais decidiu por encerrá-la oficialmente, porém, não encerrando suas atividades e seus resultados.

"A Campanha teve um efeito muito positivo, não só entre os grupos de base das PJs, mas na própria sociedade civil como um todo. Agora, queremos dar continuidade aos seus efeitos positivos, nos integrando ainda mais com o projeto ROTA 300", esclarece Iago Rodrigues, secretário nacional da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).

A Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens foi uma iniciativa da Pastoral da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJMP e PJR), que durou de 2009 a 2011. Com ela, surgiram  muitas  iniciativas  Brasil  afora,  como a participação no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre; ajudou a intensificar as lutas em prol da aprovação do Estatuto da Juventude, e a criação de uma CPI no Congresso Nacional para investigar o extermínio de jovens no país. Além disso, diversas lideranças passaram a integrar os Conselhos de Juventude municipais, estaduais e o CONJUVE. 

Com o encerramento oficial da Campanha, que foi declarado pela 2ª Carta de Guararema às/aos jovens, a luta contra a violência e o extermínio de jovens foi abraçado pelas Pastorais como bandeira de luta permanente, passando a integrar sua espiritualidade, e sua identidade.

Outra pauta comum irá nortear os trabalhos das Pastorais de Juventude até 2017: o projeto ROTA 300.

O projeto ROTA 300 é uma iniciativa da  da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, juntamente com o Santuário Nacional de Aparecida, para celebrar o 300° aniversário de descobrimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Negra Mariama, das águas do Rio Paraíba do Norte. Neste projeto, serão abordados diversos assuntos, principalmente a ecologia.

Para o Padre Antônio Vieira, da Comissão Nacional de Assessores da PJMP, a iniciativa de se aprofundar a questão da ecologia é "fundamental para a vida da juventude". Para ele, "deve-se intensificar a luta contra os agrotóxicos e a busca por uma alimentação pautada na agroecologia popular".