Caravana #MaisDireitos para mudar o Brasil da CONJUVE

A Caravana vai ser realizada pelo CONJUVE com a tag #MaisDireitos para mudar o Brasil no período de 25 de maio a 10 de julho de 2015, no sentido de promover a interação e troca de experiências entre movimentos, redes e coletivos juvenis para intensificar a incidência política, com foco principal na discussão Contra a Redução da Maioridade Penal, mas também focando a ampliação democrática, o combate às opressões, a mobilização e atuação a 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Nas caravanas haverão oficinas pra divulgar e ampliar o debate sobre o estatuto da juventude e sua regulamentação, matriz de monitoramento das Políticas Publicas de Juventude, Gênero, Mídialivrismo; acontecerão as Assembleias Populares, visitas a iniciativas em favor da vida da juventude, diálogo com gestores de juventude e governo de estado e diálogo com Conselheiros estaduais e municipal de juventude.

As Caravanas vão acontecer em 10 capitais brasileiras, e não substituirá as conferências estaduais e municipais.

Cidades/UF e datas:

  • Manaus - AM: 25 a 26 de maio
  • Belém - PA: 28 e 29 de maio
  • Campo Grande - MS: 01 e 02 de junho
  • São Paulo - SP: 04 e 05 de junho
  • Porto Alegre - RS: 08 e 09 de junho
  • Curitiba - PR: 11 e 12 de Junho
  • Vitória - ES: 15 e 16 de junho
  • Goiânia - GO: 18 e 19 de junho (de Goiânia seguiremos para o Seminário Internacional Contra a Redução da Maioridade Penal de 20 a 21 de junho em Brasília - DF.)
  • Maceió - AL: 06 e 07 de julho
  • Salvador - BA: 09 e 10 de julho

É importante que em todos os estados onde tivermos PJMP estejamos participando em peso, vamos demarcar o lugar companheirada!

Outra coisa é que as caravanas se interligam com a ampliação do debate dos últimos acontecimentos na Câmara dos Deputados que trazem pautas que retrocederiam nos direitos da juventude, principalmente:

  • PL 171/93 que visa a Redução da Maioridade Penal; proposta que também aumenta o tempo de cumprimento de medida sócio-educativas;
  • PL 4330 que visa a Terceirização não só das atividades-meio, mas também das atividades-fim;
  • as discussões que tentam fazer do Estatuto do Desarmamento como Estatuto do Armamento;
  • entre outras pautas.

Por isso o esforço de ampliar esse debate.

Sobre a Plenária Nacional contra a Redução da Maioridade Penal que aconteceu dia 05 de maio em Brasília - DF, o sentimento que tenho é que estávamos ali falando entre iguais, ou melhor, ficamos falando para nós mesmos, todos contra a Redução; foram bacanas as trocas de ideias, a galera que montou o Amanhecer colocou coisas muito bacanas, entre outros que por ali passaram.

Por isso a PJMP fez fala mais no sentido de demarcar lugar, fazendo um resgate desde o ECA em 1990 e a PL que trata da redução que veio três anos depois, que avançamos de um lado e vem uma proposta de retrocesso logo após, e que não podemos deixar que isso seja aprovado, entre outras coisas.

Nessa atividade ao final conseguiram sair algumas boas proposta como a do Ocupa DF para o dia 27 de maio, proposta essa que ainda está sendo trabalhada.

A PJMP propôs que os estados convocassem artistas locais de teatro, dança, música, grafite, comunicadores e movimentos/organizações sociais para realizar atividades de 13 a 18 de maio, por serem datas de lutas para nós.

Assim as atividades terão o objetivo de atrair pessoas, mover as pessoas em favor da vida digna da juventude, fazer diálogos corpo a corpo.

Acredito que precisamos ir para o embate, colocar em cheque o que os BBBs (Boi, Bala e Bíblia) da Câmara Federal estão fazendo, mostrar o outro lado da moeda, fazer um trabalho corpo a corpo, convencer as pessoas, principalmente constranger os deputados federais de nossos estados, chamar pra reunião, encher suas caixas de e-mails, para que assim possamos reverter essa situação e fazer desse Estado um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Sinto que a PJMP fez uma nota contra a redução e parou nisso, precisamos nos mexer antes que seja tarde demais.

PARABENIZO o Ceará que está fazendo enquanto PJMP um belo trabalho nessa linha.

Vamos somar forças, vamos à luta.

Sobre a Conferência o que sei é que o Regimento foi aprovado, estou esperando um relato da reunião da Comissão Organizadora que ainda não nos informou nada, assim que souber mais, repassarei.

Segue o Projeto das Caravanas e o Regimento da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Atenciosamente:

Rúbia Nascimento
CNPJMP/ CONJUVE
(82) 9627-7694 - Tim
(82) 8149-8749- Vivo

Chega de Violência e Extermínio de Jovens!

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA BAIXAR: