Enchentes em São Paulo

Enchentes em São Paulo

A chuva, um fenômeno da natureza que deveria servir para molhar plantas e amenizar o calor, está transformando o bonito no feio na cidade de São Paulo.

Todos os dias, pessoas inconscientes de seus atos poluem o planeta onde vivem, jogando lixo doméstico e entulho nas ruas, sem se importar, ao menos, com o que vai acontecer depois. Onde foi parar a consciência e o bom senso das pessoas? Eis a questão.

Foi realizada uma reportagem sobre a redução dos gastos na manutenção da calha do Rio Tietê um dia após uma enchente praticamente parar a cidade em 2009. O geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos afirma que um milhão de resíduos chegam ao rio anualmente. “Se esse volume de sujeira não for retirado, os ganhos da obra de aprofundamento da calha ficam anulados”, diz Santos. “A manutenção é permanente”, conclui. A mesma programação será executada em 2011.

E agora, para finalizar, uma pergunta anda ecoando em minha mente. Quando será que a humanidade vai entender que, um dia, nosso planeta vai acabar por existirem tantos problemas ambientais e pouquíssimas pessoas estarem contribuindo para um mundo melhor? Eis a questão novamente.

Existem milhares de soluções: parar de jogar lixo nas ruas e poluir nosso ambiente; parar com o desmatamento desnecessário para acabar de vez com o efeito estufa, entre outros. Agora seria uma boa hora para vocês, pessoas que agridem a natureza, colocarem a mão na consciência e enxergar que o planeta precisa de ajuda. Urgente.

Blog - http://mordidavenenosa.blogspot.com/

Twitter - https://twitter.com/anafterlife

Facebook - http://www.facebook.com/anafalchi

 

Autora: Ana Falchi ([email protected])