Leste 1 - RJ

 A PJMP NO RIO DE JANEIRO

Um breve Histórico da PJMP no Regional Leste I – Rio de Janeiro

Olá Juventude do Meio Popular,

Através desse breve resumo viemos expressar um pouco mais sobre o Regional Leste I – Rio de Janeiro. A articulação para termos PJMP na Diocese de Nova Iguaçu já vem sendo costurada desde 2005, com alguns membros da PJ, quando tivemos grande necessidade de estarmos mais nos movimentos organizados, dentro dos sindicatos, das associações de moradores e partido político.

Sendo que nessa mesma época acaba sendo criada em nossa Diocese a Coordenação de Juventude Diocesana, nesse instante muito já estavam se organizando sindicatos, partidos e dentro de universidades. Alguns ficaram na PJ e alguns acabam se afastando dos seus trabalhos pastorais, nesse meio tempo, sempre nos reuníamos nos eventos de Juventude, DNJ, Semana da Cidadania entre outros.

Mas no final do ano de 2009, mas precisamente no DNJ decidimos articular a PJMP em nossa Diocese, pois sentíamos na necessidade de estarmos efetivamente participando da construção do Reino, como diria Geraldo Vandré “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!” fazendo com isso o início da nossa trajetória de PJMP em nossa Diocese, deste momento em diante a PJMP começa a ser organizada dentro dos respectivos Sindicatos, dentro do Partido dos Trabalhadores e das Universidades em que estávamos organizados. Nucleando novos grupos e ate mesmo auxiliando a PJ com a nossa Assessoria.

Chegando ao final do mês de julho, na Romaria da Terra e das Águas do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Paracambi, foi lançada a articulação da PJMP a nível de Regional Leste I, sendo feita logo após uma reunião para visualizar onde teríamos apoio ou grupo de jovens, dentre das 10 dioceses do regional, estamos já se articulando em 5 Dioceses, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Valença, Volta Redonda e Itaguaí.

Axé!

Abraços Fraternos do Meio Popular, e a Paz do Cristo Jovem e Libertador.

Guilherme Monteiro Cerqueira – Professor de História

Cristina Neves – Professora de História

[email protected]

VEJA TAMBÉM: A PJMP no Rio de Janeiro - http://pjmp.org/pjmp-no-rio-de-janeiro